Implicações
Teológicas em Atos 1:8
Vejamos o que nos diz a versão do Novo Testamento Grego
Interlinear: “Mas recebereis poder
descendo o Santo Espírito sobre vós e sereis minhas testemunhas tanto em
Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria e até a extremidade da terra”.
A primeira expressão a destacar é a
palavra poder. Sobre o termo “poder”(dunamis), Vine nos fala que
“relativamente denota habilidade,
aptidão para executar qualquer coisa, poder para trabalhar e levar algo a efeito”.
Para Champlin, “o vocábulo grego aqui traduzido por poder, é dunamis, de onde
se origina a palavra dinamite, dando a idéia de força e energia e até mesmo
dinamismo”.
Diante
de tais conceitos, deduzimos que este revestimento de poder, traz-nos a idéia
de alguém que adquiriu atributos ou características especiais. Este poder traz
dinamismo, autoridade e ousadia na vida das pessoas. E é isto mesmo que os
mensageiros do reino precisam para alcançar progresso nas boas novas em um
mundo hostil. É necessário entender que o poder de Deus é imprescindível na
vida de todo aquele que tem a responsabilidade de propalar o Evangelho do
Reino. Fica evidente, a partir do versículo em questão, que esta tarefa é
confiada a seres humanos muito falíveis que nada podem fazer por seu próprio
poder, mas que dependem continuamente do poder que lhes é dado pelo Espírito
Santo.
Vale
ressaltar a importância da expressão testemunhas. Este termo no original “martures”,
segundo Champlim, veio tomar o moderno sentido de mártir, pois o vocábulo grego
“marturion” é usado no grego koiné para indicar martírio e não mero testemunho,
ainda que ordinariamente, signifique testemunho, prova ou evidência. Vine, vai
dizer que este termo denota “aquele que pode declarar ou declara o que viu,
ouviu ou soube, isto dando testemunho com sua morte”.
Depois
de estudar este termo, o que fica claro é que o verdadeiro discípulo de Jesus tem
tanta convicção da verdade que pulsa em seu coração que está disposto a morrer
por ela. Esta é a suma dada por Lucas, pois o Mestre acreditava tanto em sua
missão que morreu por ela. Nós, como seus fiéis discípulos precisamos ter
convicção de nossa missão para que possamos, se possível for, confirmar nossa
pregação com nosso sangue.
Os
apóstolos levaram o IDE de Jesus a sério. Eles realmente encarnaram a Palavra
da Cruz. Eles decidiram morrer, mas não deixaram de anunciar o encargo que
estava sobre seus ombros. Vejamos o fim dos tais: “Simão Pedro foi crucificado de cabeça para baixo; André foi
crucificado, mas antes foi açoitado; Tiago foi decapitado; João morreu
naturalmente aos 103 anos; Judas foi Martirizado na Pérsia; Felipe foi
Apedrejado, morreu coberto de sangue com a mão sobre o peito; Bartolomeu foi
esfolado; Mateus foi Martirizado na Etiópia; O incrédulo Tomé foi Mártir na
Etiópia com flechas cravadas no corpo; O mestre amado Lucas foi enforcado;
Marcos foi arrastado pelas ruas de Alexandria até expirar e Paulo foi
Apedrejado e decapitado”.
A
vida e a morte de muitas pessoas dependem de nosso testemunho. Paulo, um dos
maiores ícones missionários do Novo Testamento, encarnou bem esta verdade que
chegou a dizer: “Se anuncio o evangelho não tenho de que me gloriar, pois me é
imposta esta obrigação e ai de mim se não anunciar”. A vida deste apóstolo só
tinha sentido de se viver se estivesse efetuando a obra de Deus.
Outra
implicação é a expressão “tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia, e Samaria
e até os confins da terra”. O que Jesus queria enfatizar é que não era para
valorizar mais uma em detrimento da outra, e sim que a obra missionária tem de
ser proporcional; não pode haver atrito entre missões nacionais e missões
estrangeiras. A obra missionária deve ser feita o mais simultaneamente
possível, precisamos nos preocupar com os becos da cidade (Lc 14:21); com toda
a cidade (Lc 9:6); com todas as nações (Mt 28:19) e com todo o mundo (Mc
16:15).
A
passagem bíblica em questão nos leva a meditar que a obra missionária deve
romper fronteiras. O desejo de ganhar almas e cumprir o propósito de Deus em
nossas vidas deve ser maior do que qualquer barreira geográfica, cultural,
religiosa, étnica e social.
A
Igreja primitiva entendeu a urgência da obra missionária, por isso alcançou o
mundo todo daquela época. Que Deus desperte a igreja hodierna baseado em Atos
1:8 para fazer Missões, pois Missões está no coração de Deus.
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