A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

sexta-feira, 13 de julho de 2012


Precisamos sair da Tenda...

             Lendo sobre a trajetória de Abraão, o pai da fé, fico observando o que fez um homem esperar 25 anos por um filho e caminhar pela fé no deserto crendo que Deus tinha o melhor para a sua vida. Se atentarmos para algumas datas vemos que com 75 anos de idade Deus lhe aparece fazendo promessas que seria pai de nações, mas sua esposa Sara, não podia ter filhos.
            Com aproximadamente 85 anos, acontece algo que nos ensina lições valiosas em nosso jornadear cristão. Em Gênesis 15 encontramos uma passagem em que Deus aparece a Abraão ratificando a promessa, mas Abraão diz que só tinha o seu servo Eliezer o qual poderia constituir como herdeiro, já que era costume na época na falta de filhos constituir o servo como herdeiro. Diante disto Deus leva Abraão para fora da Tenda, lhe mostra as estrelas do céu e renova seu alento.
            A tenda, sem dúvida é algo vital no deserto, pois as temperaturas a noite abaixam bastante, assim como se elevam sobremaneira durante o dia. Seu uso também é justificado pela proteção dos ventos no deserto e dos inúmeros animais peçonhentos. Mesmo diante de tal utilidade, precisamos sair da tenda para vermos o que Deus tem a nos revelar.
Quando digo que precisamos sair da tenda, me refiro que muitas vezes não queremos abrir mão de nosso conforto. Nós, seres humanos gostamos de um conforto, de uma estabilidade financeira e de uma vida mais segura, pois gostamos de ter o controle das coisas e isto muitas vezes nos atrapalha a contemplar os grandes mistérios de Deus, por vivemos muito em nossa autossuficiência. Deus quer nos levar a em outro patamar espiritual, mas precisamos sair da tenda.
Sair da tenda também aumenta a nossa visão em relação às coisas. Abraão estava com sua visão limitada dentro da tenda, pois só enxergava seu escravo Eliezer como saída para as promessas de Deus, sem contar que diante da idade de sua esposa e o fato dela não poder ter filhos tornava-se mais difícil acreditar no sobrenatural. Deus levou Abraão para fora da Tenda para aumentar a sua visão, assim acontece conosco, enquanto focalizarmos os problemas não enxergaremos saída, mas  precisamos focar em Deus que é poderoso para cumprir as promessas e fazer muito mais além daquilo que pedimos ou pensamos segundo o poder que em nós espera. O escritor aos hebreus nos diz para olhar para Jesus que é o consumador de nossa fé.
Sair da tenda implica também em abrir mão da mesmice, dos métodos que muitas vezes convencionamos. Tem pessoas que prefere viver a vida inteira fazendo a mesma coisa, pensando a mesma coisa a ousar e viver algo diferente. Abraão estava convencionado aos métodos do passado e precisamos entender que os tempos mudam e precisamos mudar também, mas mantendo os princípios que norteiam nossa vivência cristã.
Precisamos sair da tenda para experimentar o melhor de Deus em nossas vidas... para desfrutarmos das promessas de Deus... para sermos pessoas melhores...
Chega de perder tempo dentro de seu mundinho. . . saia e ouse viver os sonhos de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário