A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

sábado, 9 de março de 2013


Parasitas no Casamento
"Duas filhas tem a sanguessuga: dá, dá".(Pv 30:15)

            É sabido de todos o quanto a família tem sido mutilada pelo inimigo, pois essa é uma instituição sagrada e criada por Deus e considerado pela sociologia como a "célula mater" da sociedade. A Família é o grande projeto de Deus.
            Quando estudamos sobre alguns pormenores que acontecem no casamento, que mais cedo ou mais tarde acaba-se em divórcio detectamos uma série de coisas que achamos não ter importância e gradativamente vão minando o respeito, os sentimentos de afeição, os projetos de vida e a certeza de que foram feitos um para o outro.
            Diante do exposto, quero falar sobre alguns parasitas que se instalam no seio da família, bem como no casamento; vivendo de maneira imperceptível. Segundo o dicionário, parasitas são organismos que vivem de associação com os outros, dos quais retiram os meios necessários para a sua sobrevivência trazendo sérios prejuízos ao organismo hospedeiro. Este processo é conhecido como parasitismo. O Parasita pode viver por muitos anos sugando a força e a energia do hospedeiro, não prejudicando as funções vitais, mas levando-o à morte lentamente.
            Um dos parasitas que quero destacar é a internet, bem como as redes sociais. É lamentável quando vemos pessoas que roubam o tempo em família para estarem conectados com o mundo virtual. Antigamente era pelos computadores, depois lap tops, agora são os Ipads e Smartphones. Constantemente vemos pessoas almoçando juntas e cada uma conectada em sua rede virtual e esquecendo de viver o momento a dois. Precisamos entender que somos seres criados para relacionamentos reais e não para a ilusão do anonimato. O escritor da missiva para os irmãos de Éfeso registrou: Vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios.
            Outro parasita é o mau uso do aparelho de televisão. Pela falta de sabedoria, algumas pessoas se perdem nas enésimas programações tais como novelas, filmes, desenhos e de entretenimento esquecendo de dar atenção as pessoas que moram na mesma casa. É um pouco paradoxal, pois muitas vezes recriminamos tais tipos de pecados, mas ligamos o aparelho de televisão para vermos tais pecados. Infelizmente este aparelho tem levado as pessoas a dormirem e acordarem escutando a sua voz, tirando assim o culto doméstico e o momento em família ao dormir e ao acordar. O apóstolo Paulo nos advertiu que as más conversações corrompem os bons costumes.
            Estes exemplos são apenas para nos mostrar como agem os parasitas em nossa vida. Entram de maneira quase invisível, sobrevivem sem causar um mal instantâneo e matam seus hospedeiros com o tempo.
            Que Deus nos dê discernimento para que venhamos detectar estes parasitas e extirpá-los de nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário