A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

sexta-feira, 28 de abril de 2017




Lidando com o Tempo



Resultado de imagem para tempus fugit            O homem mais sábio que já existiu, Salomão, nos legou algo interessante sobre o tempo: “Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” O Apóstolo Paulo, coadunando com esta ideia, nos adverte quanto ao tempo da seguinte maneira: “Aproveite bem o tempo, pois os dias são maus”.

            Nos dois textos em questão, nos evidencia como nós seres humanos precisamos administrar o tempo, pois todos têm as mesmas 24 horas diárias, no entanto, alguns conseguem produzir e aproveitar melhor o tempo que outros. Um dos grandes vilões do mau uso do tempo é a falta de administração do tempo; as pessoas não conseguem estabelecer o que é urgente e importante em suas vidas, outras caminham entre a procrastinação e precastinação. Precisamos extirpar de nossa vida os “ladrões do tempo”.

            O alto índice de estresse no trabalho, frustração e angústia tem sua origem no ativismo. Pessoas gastam energia não fazendo nada, porque não conseguem otimizar seu tempo.

            Renato Bernhoeft, pontua que administrar bem o tempo é conseguir fazer bem as coisas que devem ser feitas, de maneira excelente, objetivando o alcance de metas. Em seus livros Desperdiçadores de Tempo e Administração do Tempo, diz que o mais importante no trabalho é conseguir um equilíbrio qualitativo, e não quantitativo.

            Quando entendemos que para tudo existe um tempo debaixo do céu, administramos melhor o nosso tempo. Precisamos gerir tempo para o lúdico, para a família, para o trabalho, para os amigos... tempo para encontrar com as batidas de nosso coração.

            Infelizmente estamos imersos neste furacão do imediatismo, onde o sistema predatório e empresarial nos tira a possibilidade de viver com sabedoria a vida, nos transformando em máquinas de produção. Vivemos o paradoxo achando que a qualidade de vida está associada as altas cifras e as promoções que lutamos para alcançar e sim em gozar a vida sabiamente.

            Jim Brown disse: “os homens perdem saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem o presente e nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido”.

            Para alcançarmos êxito na gestão do tempo precisamos ter organização, flexibilidade e disciplina.

            A organização é um processo, um hábito. As pessoas bem-sucedidas têm um cronograma a seguir. Quem tem um norte, não vive à deriva e aproveita melhor o tempo que lhe é dado. Jesus, em seu ministério terrenos organizou a sua vida de tal forma que cumpriu à risca a sua missão de formar discípulos, ensinar sobre o reino e passar tempo com a sua família. Salomão em sua observação, ponderou a vida das formigas que apesar de serem pequenas e frágeis, fazem grandes coisas devido a sua organização. Pessoas desorganizadas têm dificuldade de realizar tarefas e cumprir metas.

            Um outro aspecto a considerar é a flexibilidade. As empresas em muitas entrevistas procuram pessoas cujo os horários sejam flexíveis, mormente nesta época virtual. Os sistemas se não foram flexíveis se quebram; pessoas rígidas demais travam o progresso. A flexibilidade nos leva a entender que compromissos mudam e precisamos nos adaptar às mudanças. Não existe metáfora mais apropriada neste assunto do que o “bambu”; apesar de ser alto e fino, dificilmente se quebra, pois tem flexibilidade. Se quisermos aproveitar o tempo precisamos ser mais flexíveis e nos cobrar menos, consequentemente murmurar menos.

            Neste tripé que nos leva a administrar melhor o nosso tempo está a disciplina. Segundo alguns, disciplina é a capacidade de se manter focado nas tarefas necessárias para concretização de uma meta sem se desviar e sem perder a motivação-disciplina. Muitas pessoas não conseguem alcançar seus objetivos por lhe faltar disciplina, como por exemplo estudar 8 horas por dia para passar em concurso. No âmbito espiritual, pessoas não conseguem efetuar a leitura anual da Bíblia por falta de disciplina. A disciplina é imprescindível para todos que querem viver acima da mediocridade.

            As redes sociais são um dos maiores ladrões de tempo; nossa geração desperdiça o tempo com futilidades, vivendo à margem do pensamento crítico. Quem seremos e o que pensaremos é determinado na maneira como administramos o nosso tempo.

            Que venhamos aprender com o nosso Mestre sobre a urgência da obra e a celeridade do tempo, quando o mesmo pontuou: “Convém fazer a obra de meu Pai enquanto é dia, pois a noite vem e ninguém poderá trabalhar”. Salomão, em sua elucubração em Eclesiastes disse: O que é, já foi; o que há de ser também já foi e Deus pede conta do que passou”.

            Que Deus nos ajude a usar o nosso tempo de maneira sábia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário