A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

A Essência da Gratidão
Salmos 116:12-14

“Como posso retribuir ao Senhor toda a bondade para comigo? Carregarei comigo o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei para com o Senhor os meus compromissos, na presença de todo o seu povo.”

Numa época em que um sorvete custava muito menos do que hoje, um menino de dez anos entrou numa lanchonete e sentou-se em uma mesa. Uma garçonete colocou um copo de água na frente dele.
- Quanto custa um sundae?
- perguntou.
- Cinqüenta centavos - respondeu a garçonete.
 O menino puxou as moedas do bolso e começou a contá-las.
 - Bem, quanto custa o sorvete simples? - perguntou outra vez.
Nessa altura, mais pessoas estavam esperando por uma mesa. A garçonete foi se irritando. De maneira brusca, ela respondeu:
- Trinta e cinco centavos.
O menino, mais uma vez, contou as moedas e disse:
- Eu vou querer, então, o sorvete simples.
Depressa, a moça trouxe o sorvete simples e a conta. Colocou na mesa e saiu.
O menino acabou o sorvete, pagou a conta no caixa e foi embora.
Quando a garçonete contou e começou a limpar a mesa, não pôde deixar de chorar. Ali, do lado do prato, havia duas moedas de cinco centavos e cinco moedas de um centavo. Ou seja, o menino não pôde pedir o sundae porque ele queria que sobrasse a gorjeta da garçonete.
Ser grato aos que nos serve é um dever, tanto quanto servir com alegria. Quem serve, deve mostrar gratidão pela oportunidade do trabalho. Quem é servido deve demonstrar a gratidão pelo serviço do outro, de que necessita.
Em todo lugar sempre dependemos uns dos outros.
Esta história nos leva a pensar sobre o valor da gratidão. Vejamos o texto citado acima e vejamos a gratidão de Davi para com Deus.
Diante da bondade de Deus, Davi se pergunta: “Como posso retribuir ao Senhor toda a bondade para comigo? A bondade de Deus é algo que experimentamos todos os dias. A Bíblia fala que Deus nos acumula de benefícios (Sl 68:19). O salmista chega a expressar: “Quantas maravilhas tens feito! Não se pode relatar os planos que preparaste para nós! Eu queria proclamá-los enumerar, mas são por demais numerosos! (Sl 40:5-6). São muitos os benefícios, e o salmista nos exorta a não esquecer de nenhuma das suas bênçãos! A vida que Ele nos tem dado, o nosso estado de saúde, o fato de ouvirmos, falarmos, desempenharmos aquilo que se espera de um ser vivo, pela natureza, pela vida de nossos semelhantes. Por tudo o que acontece conosco.
Precisamos entregar não somente os nossos bens, mas o nosso próprio ser a Deus. Davi disse: “Carregarei comigo o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor”. O salmista está usando algo que era realizado no ofício sacerdotal para transmitir uma verdade acerca da entrega. Aqui está em pauta uma libação para agradecer a Iahweh. No Antigo Testamento, uma libação de vinho era vertida em um vaso que estava sobre o altar (Ex 29:40). Um cerimonial como este nos remete a entregar aquilo que é de mais valioso para nós. Em primeira instância carregar e ser um arauto da salvação que ele carrega consigo.
Davi também nos exorta a Ser Fiel ao Senhor, vejamos: “Cumprirei para com o Senhor os meus compromissos, na presença de todo o seu povo”. O salmista queria mostrar que sua fidelidade a Deus deveria ser conhecido por todos na Assembléia. Os votos em si incluíam toda espécie de promessas de que a pessoa faria isto ou aquilo, ou daria isto ou aquilo. Esses votos eram considerados com o máximo de seriedade e precisavam ser cumpridos. Ser fiel ao Senhor significa ser fiel em todas as áreas do viver, nos relacionamentos, nos negócios e etc. . .
Que a exemplo de Davi venhamos ser gratos a Deus todos os dias de nosso viver. Ser grato nos dignifica e enobrece como ser.



Um comentário:

  1. Deus continue te usando pastor Cesare prosperando cada dia seu Ministério.

    ResponderExcluir