A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Aprendendo com os erros de Sansão

Verificando o presente século, deparo-me com pessoas que vivem na expectativa do cumprimento das promessas de Deus. Indubitavelmente, somos uma geração de grandes promessas e onde existe uma grande expectativa das pessoas sobre as nossas vidas.
Em nossa caminhada cristã, encontramos pessoas caídas à beira da estrada decepcionados com as promessas que ainda não se cumpriram; outras murmurando dizendo que Deus não cumpriu as promessas, existem aqueles que se prostraram e não tem mais força para caminhar, pois suas esperanças estão a se esgotarem. Também encontramos um grupo que vive a vida sem compromissos, escusando tais vivências em uma interpretação errada do texto escrito por Paulo a Timóteo que diz: “Deus é fiel, ainda que sejamos infiéis, pois Ele não pode negar a si mesmo”(II Tm 2:13).
Em nossos cânticos de adoração existe uma ênfase sobre promessas e seu cumprimento nos quais transcreverei alguns trechos: “Quem tem promessas não morre...”; “Deus vai cumprir tudo o que te prometeu...”. Estas são apenas algumas das enésimas frases contidas em nossos louvores e muitas pessoas acham que as promessas de Deus independem de nosso comprometimento com Ele e sua obra.
Para ratificar tal afirmativa, convido-vos a meditar sobre um personagem bíblico que com certeza tem muito a nos ensinar, pois sua vida levar-nos-á a meditar não somente nas promessas de Deus, mas principalmente com a maneira que nos portamos diante destas promessas. Estou falando de Sansão, o homem mais forte que a historia nos legou.
Um primeiro momento da vida de Sansão foi que ele andou por aquilo que  via. É perigoso quando a nossa visão natural, física e material ofusca as visões espirituais e as promessas de Deus em nossa vida. Precisamos entender que a nossa visão é limitada ao presente e às circunstâncias. A visão de Deus em nossa vida excede as barreiras do tempo, Deus vê coisas que nós não conseguimos ver. Não podemos comprometer os céus por uma necessidade passageira.
Sansão nos deixa outra lição preciosa ao viver de maneira leviana o chamado e a vocação que tinha. É impressionante ver as companhias de Sansão, as quebras do voto de nazireu e a vida descompromissada que levava. Confiava nas promessas, mas não andava como digno de sua vocação. Existem pessoas que a exemplo de Sansão confia nas promessas, mas não busca viver uma vida digna diante de Deus e nem dos homens. Infelizmente Sansão não se conscientizou de sua missão, amava mais o título de juiz do que sua missão, amava os dons de Deus, mas não seu Deus.
Em último lugar, Sansão nos mostra que não podemos mudar o nosso passado, mas podemos escrever um futuro melhor. Infelizmente, todas as escolhas e o viver leviano de Sansão o levara a experimentar a escravidão, perder o grande amor de sua vida (Dalila), seus olhos e sua família. Apesar de não ter deixado descendência Sansão se voltou para Deus nos últimos instantes de sua vida e cumpriu o desígnio pelo qual Deus havia estabelecido. Morreu de maneira prematura, junto com seus inimigos e sem honras de estado, pois ele era juiz.
Que venhamos aprender com os erros e acertos deste homem, e assim, desfrutaremos das plenitudes das promessas de Deus. Sabendo que a maior promessa que temos não são as conquistas e os títulos terrenos e eclesiásticos, mas sim a promessa de morar no céu  por toda a eternidade com Cristo.
Que Deus nos ajude. . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário