A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Por Uma Escola Dominical Melhor!
Parte I

            O Evangelista Billy Graham em uma de suas prédicas, declarou: “Tenho a convicção de que a Escola Dominical é o único e maior centro para ensinar ao povo a Palavra de Deus, bem como, por si mesma, uma tremenda força evangelística”.
            É inegável o legado que muitos homens deixaram para e acerca da EBD, mas nos últimos anos temos enfrentado uma crise neste setor educandário. Existem igrejas no Brasil que nem 30% dos membros são alunos da Escola Dominical, outras tem aproximadamente 80% dos seus membros como alunos assíduos. Sabe-se também que alguns que frequentam a Escola Dominical não tiveram nenhuma transformação.
Como explicar tamanha discrepância entre uma igreja e outra ou até mesmo entre uma região e outra? Estima-se que nas congregações e até mesmo no interior, a EBD é mais forte e apresenta resultados significantes, por que? Por que algumas pessoas apesar de estarem todas as manhãs na EBD não são transformadas pelo ensino?
Há alguns anos atrás alguns livros surgiram no meio evangélico vaticinando uma problemática, a evasão na Escola Bíblica Dominical. Sabe-se que a EBD é um dos cultos menos frequentados pela membresia, e a pergunta é por quê?
            Lércio Dornas escreve um livro com o tema: “Socorro, Sou Professor da Escola Dominical”, onde abarca sobre o fosso que existe entre o aluno e o professor da EBD e defende que uma dos principais motivos desta evasão e a falta de comunicação entre os envolvidos neste processo ensino-aprendizagem.
            Um outro ícone desta problemática foi Ray Johnston com o livro “Socorro, Meus Alunos Sumiram”, onde traz um panorama sobre a questão da evasão da EBD e alguns caminhos a percorrer.
            Temos que ter em mente que embora estejmos em um mesmo mundo, as realidades são diferentes. Fora isto, vivemos em um ambiente hostil, perverso e que combate qualquer verdade. Muitas pessoas se enveredaram na vida pós-moderna voltada para o trabalho e as conquistas e vêem o domingo como o único dia que tem para descansar.
            Precisamos rever alguns valores da EBD e traçar metas para que tenhamos uma EBD  mais frequentada, dinâmica e ativa na vida das pessoas.

Um comentário:

  1. De fato esta é uma das minhas preocupações também e o Pr. Cesar tem toda razão. Precisamos orar para Deus levantar obreiros que se preocupem com a área da Educação Crsitã, pois sem conhecimento o povo perece (Os. 4.e). Que Deus continue abençoando o seu ministério e a sua família Pr. Cesar.
    Gessye

    ResponderExcluir