A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

terça-feira, 20 de março de 2012

           Por uma Escola Dominical Melhor !
Parte II

            Vou colocar aqui o panorama de uma EBD que sempre sonhei, será que existe? Será que existirá?
            Sonho com uma EBD que faça desvendar um imenso mundo para além ou aquém do nosso mundo. É necessário levar o aluno para uma dimensão além do saber de um revista e de um ambiente de quatro paredes. A EBD muitas vezes fica circunscrita ao aqui e ao agora, pois sofre influências de uma sociedade onde impera o instantâneo. Na concepção de Rubem Alves a educação deve nos levar a este “momento mágico”; mundo de encantos e descobertas.
            Precisamos entender também que a educação é um caminho; e neste percurso precisamos ter experiências, pois são os caminhos que fazem caminhantes e não o contrário. Infelizmente, a educação secular tem servido atualmente para adestrar o cognitivo das pessoas, fenzendo com que sua capacidade de criar fique atrofiada. Baseado nisto, alguns críticos da educação tem dito que as escolas hoje são uma máquina de matar os sonhos das pessoas.
            O apóstolo do amor, pode deixar registrado: “Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus”. O que mais nos chama a atenção neste versículo é a palavra “semente”, que no original grego é “sperma”. Duas verdades estão inseridas nesta palavra. Primeiro, esta semente divina gera pessoas da mesma espécie que o próprio Deus. A outra, é que tudo isto é um processo. Educação deve ser encarada como um processo e não com um fim em si mesma.
A educação hoje tem gerado pessoas que não pensam ou crêem, mas sim que reproduz os pensamentos e a crença dos outros, tornando assim um círculo vicioso de tradicionalismo. Ensinar não é simplesmente contar histórias e ensinar pessoas sobre personagens da Bíblia e sim fazer com que elas possam aplicar tais coisas em suas vidas.

Um comentário:

  1. O modelo de escola dominical de hoje é extremamente defasado. Divide-se por idade, não por conhecimento. Professores ministram aulas, mas deveriam discutir assuntos. Não há compromisso, nem do alto clero, ou liderança, ou professores, ou alunos. Não vejo pastores frequentando a escola que não seja por ser obrigado. A construção do conhecimento é conjunta, não é uma vertente unilateral entre professor e aluno, mas o professor tem que ter o mínimo de preparo, e, nesse caso, não apenas cognitivo mas também espiritual.

    Não há incentivo. Os alunos não avançam ou progriedem. As revistas são fracas e com assuntos repetitivos.

    ...

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