A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012


Aprendendo com os Animais

             
A sabedoria não está em descobrir coisas novas, e sim em observar as coisas do nosso cotidiano e ao derredor e delas extrair lições para as nossas vidas. Salomão, o homem mais sábio que já existiu, ao falar da formiga nos exortou a observar as suas obras e sermos sábios. Disse também sobre alguns animais que compensam a sua pequenez e fragilidade com a sua engenhosidade de cooperação, como as formigas e os gafanhotos.
              Dentro desta ótica e analisando sobre o mundo animal me encanto com a águia, pois esta é leal ao seu parceiro durante toda a vida. A sociedade hodierna, com todas as transformações ridiculariza o que é certo, verdadeiro e leal, pois vivem pelo prazer. Quantas famílias tem sido destruída por que não existe mais a lealdade entre os consortes. Quantos filhos com problemas psicológicos, pois até hoje não conseguiram lhe dar com a dor da separação. Vamos aprender com a águia, que mesmo diante dos problemas, de seus vôos altaneiros e de sua capacidade de superação ela mantém o vínculo com seu parceiro.
Um outro animal que me chama a atenção é a cobra cascavel, um animal peçonhento e um predador selvagem, mas quando em briga com os da sua espécie não destila o seu veneno. Ao lutarem entre si, evitam picar-se mutuamente, pois não são imunes ao seu veneno e podem morrer. Sua luta consiste em tentar empurrar a rival para trás, sobre si mesma. As duas adversárias se encaram de frente, erguendo um terço de seu corpo acima do chão, bamboleando e se entrelaçando, uma forçando a outra como num braço-de-ferro. A mais forte derruba a adversária e a imobiliza com o peso de seu corpo por alguns segundos, e então a perdedora vai embora, sem ter sido picada.
Até as cascavéis, portanto, têm o seu código de honra e evitam matar-se.
É incrível como a nossa sociedade se tornou predatória no que tange à concorrência, as pessoas sempre destilando o seu veneno, inventando fofocas para destruir seu próximo. . . no âmbito político vemos vários candidatos usando de meios ilícitos para denegrir a imagem de seu semelhante. Vamos também preservar a nossa ética e conduta diante da sociedade. . .
Não esqueçamos o que JESUS disse: "Amar o próximo como a ti mesmo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário