A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

            
Homens que fizeram história. . .
 
             Analisando as histórias bíblicas, verifica-se homens que marcaram épocas, conquistaram muitas terras, lideraram multidão e reinou por anos deixando o seu nome na história de um povo. Mas diante de tantos heróis, fico a meditar no que disse o profeta Ezequiel: "Ainda que estivesse no meio da terra; Noé, Daniel e Jó, eles por sua justiça livrariam apenas a sua alma, diz o Senhor Jeová".
             No meio de tantos homens e heróis do Antigo Testamento, Deus faz alusão a estes três homens, e me pergunto por que? Se olharmos para o histórico deles percebemos que seus ministérios não tiveram grandes proezas, mormente ao comparar com os sucessos divulgados nas homilias moderna.
              Nóe se destaca por ter sido um homem justo e reto em sua geração. Diante de uma geração perversa e corrompida, Noé achou graças diante dos olhos de Deus. Pedro em sua epístola disse que ele foi "pregoeiro da justiça". Nossa geração precisa aprender com Nóe a se manter puro diante de tanta corrupção. Aqui está a razão do Deus se referir a Noé, pois sua conduta era ilibada e ele passava isto para a sua família; a prova disto é que apenas Nóe, sua esposa, seus filhos e suas noras foram salvas do terrível dilúvio.
              Outro personagem apresentado por Deus foi Daniel que assentou em seu coração não se contaminar com as iguarias do rei. Apesar de ocupar um cargo de governador em uma das 127 províncias, ele se manteve puro e o seu coração sempre voltado para a sua vocação diante do povo de Deus. É lamentável quando contemplamos líderes espirituais perdendo a visão e correndo atrás de fantasias imperiais e esquecendo do galardão aos granjeadores de talento.
Para terminar, vemos a pessoas de Jó que era homem sincero, íntegro e que se desviava do mal. Mesmo diante de todas as tragédias e perdas, vemos um homem com uma teologia firmada no caráter de Deus e não nas circunstâncias da vida. Jó é um exemplo as cristãos hodierno que precisam enxergar um Deus que está no choro e no riso, nas perdas e nos ganhos da vida.
               As lições que podemos extrair destes personagens são as seguintes: Noé nos mostra que a nossa vida não pode ser regida pela sociedade e sim pelas convicções do nosso Deus. Infelizmente, a cada dia que passa o pecado vem se tornando mais normal, atrativo e parecendo ser inofensivo, e muitos até chegam dizer que não tem problema. Precisamos ter nossa conduta regida pela palavra de Deus e não pelos relativismos desta sociedade que chafurda no pecado. Jesus advertiu que "assim como foi nos dias de Nóe, será a vinda do filho do homem; comiam e bebiam e não se aperceberam do tempo". Bem característico desta geração que só pensa em curtir a vida loucamente sem se importar com o amanhã. João nos explicita que o que há no mundo é concupiscência da carne, dos olhos e soberba da vida e que isto não é do Pai, mas do mundo.
                Através de Daniel aprendemos a vocação de Deus independe do lugar que estamos do cargo que ocupamos. Apesar de está longe de sua terra natal e ocupar cargo de destaque no governo babilônico, Daniel nunca esqueceu que sua função era ser profeta de Deus e testemunha nos meio daquele povo. Infelizmente muitas pessoas ficam enfeitiçadas com o poder que se esquecem de cumprir o desígnio de Deus. Daniel tinha tanta convicção que o poder terrenos é transitório que rejeitou os presentes e honrarias do rei, pois sabia que naquela mesma noite o império babilônico chegaria ao fim. Não podemos trocar o céu por coisas efêmeras, nem mesmo nossas convicções pela conveniência terrestre. Lembremo-nos que a glória celeste é para os que jamais esquecerem o vitupério de Cristo.
                 Por último, Jó nos ensina que devemos buscar o caráter de Deus e não suas benesses. O homem mais rico de todo o oriente perdeu tudo o que tinha, até mesmo seus 10 filhos. Em um só dia escutou as piores notícias que um servo fiel poderia e teme escutar: morreu. . .robou... diante de tais notícias este homem adora a Deus. Numa sociedade em que as pessoas estão atrás das bênçãos de Deus, precisamos levantar a bandeira da verdadeira vida cristã. Aprender que a vida cristã tem perdas, mortes, enfermidades e más notícias, mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores por aquele que nos amou. O apóstolo Paulo resume os labores da vida cristã ao dizer: Todas as coisas contribui para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados por seu decreto... continuando ele diz: nem a morte ou alguma criatura pode nos separar do amor de Deus. . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário