A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O Conhecimento de Deus

            Presenciando alguns fatos em nossa luta diária, contemplamos e sofremos algumas perdas e frustrações pessoais; algumas portas que imaginamos será vontade de Deus em nossas vidas, mas elas se fecham sem nenhuma explicação. Algumas tragédias inexplicáveis, perdas abruptas e lágrimas rolando de nossos olhos por um momento que não compreendemos.
            O Apóstolo Paulo, o grande teólogo da igreja primitiva, em sua missiva aos Romanos exclamou: “Ó profundidade de riquezas, tanto de ciência como de sabedoria, quão insondáveis são os teus juízos e inescrutáveis os seus caminhos!”. Esta frase nos revela a conclusão que Paulo diante de anos de estudos e vivência cristã. Se estudarmos o capítulo 11 da carta aos Romanos veremos que nela Paulo abarca sobre o futuro de Israel, bem como a maneira como Deus fez para incluir os gentios no plano revelatório.
            Em primeiro lugar, Paulo usa o termo “Profundidade de riquezas”, trazendo a ideia de e riquezas inexauríveis, revelando assim a incomensurabilidade e a incalculabilidade no tocante ao  conhecimento e sabedoria de Deus. Pelos estudos teológicos sabemos muito bem que Deus é onisciente, o salmista diz que antes de haver uma palavra em nossa boca, Deus tudo sabe. Não tem como um ser finito entender o infinito, o terno compreender o eterno. Como disse certo teólogo que o que conhecemos de Deus não é nada comparado ao que Ele realmente É. Por mais que o momento presente seja de dor e lágrimas, as coisas pareçam ilógicas, precisamos render a Deus toda glória, pois Ele sabe o que faz e detém o poder da história. Seu conhecimento vai muito mais além do que os nossos poderiam ousar em pensar.
            Prosseguindo com a síntese paulina sobre a grandeza de Deus, Paulo revela que os juízos de Deus são insondáveis. Quando dizemos que algo é insondável, estamos dizendo que algo não pode ser descoberto com a lógica, pois ultrapassa a capacidade mental do homem. O maior teólogo do primeiro século estava asseverando que o homem não possui  capacidade intelectual e intuitiva para falar dos juízos de Deus. Os estudos podem apenas nos dar um breve parecer dos feitos do Senhor, mas jamais chegaremos no plenos conhecimento de Deus, enquanto estiver em corpo terrestre, pois Deus não é palpável para podermos estudá-lo em uma lâmina através de microscópio... Deus não é teoria para caber em nossos pressupostos teológicos... Deus transcende toda a razão humana. Bonhoeffer chegou a dizer que Deus não é peixe para pegarmos em uma rede e sim água para passar por ela. Deus é soberano e ao homem cabe concluir que os planos de Deus jamais serão frustrados.
            Em último lugar, Paulo destaca que os caminhos de Deus são inescrutáveis. O que está sendo ratificado por Paulo é que a mente humana não consegue entender os métodos de Deus e se perde em uma teia de pensamentos. Inescrutável e usada para indicar que e incompreensível e inatingível pela mente humana. Se olharmos para a história bíblica veremos os grandes milagres de Deus com metodologias que a razão não consegue explicar. Lembremo-nos de algumas: Soprar nas narinas de um boneco de barro dando-lhe a vida; A sarça ardia e não se consumia; o Mar Vermelho se abrindo ao meio, bem como o Rio Jordão e o povo passando a pés enxutos; o machado flutuando no rio e vários agir de Deus que a mente humana não consegue explicar. Paulo na realidade está se rendendo ao conhecimento de Cristo. Em sua epístola à igreja de Filipos ele chega a dizer que considera o seu conhecimento como esterco comparado à excelência do conhecimento de Cristo.
            Deus está acima de qualquer teologia e filosofia. Paulo termina sua exclamação dizendo: “Quem primeiro deu a Ele para que seja recompensado, ou quem foi seu conselheiro? Por que dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas para todo o sempre, amém!”
            Que esta também venha ser a nossa conclusão a respeito de Deus. Deus é perfeito em suas obras e nada foge de seu controle. Deus tem o melhor para as nossas vidas; as aparentes perdas de hoje, Ele transforma em vitórias amanhã. . .as lágrimas que hoje rolam de nossos olhos, Ele transforma em unção para as nossas vidas. . .os conflitos que enfrentamos servem para fortalecer a nossa fé e a nossa fé nos leva a descansar nos braços da soberania de Deus. Quando fazemos isto vivemos apenas com o agir invisível da mãos de Deus.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário