A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

terça-feira, 24 de junho de 2014


O Fervor Missionário da Igreja Primitiva

Ao ler a história da Igreja primitiva registrada no Livro de Atos dos Apóstolos, percebemos uma igreja que rompe barreiras, avança na pregação do Evangelho, combate as heresias e deixa um legado Missiológico para a Igreja hodierna.
Em aproximadamente 35 anos de labor missionário, a igreja primitiva consegue pregar o Evangelho ao mundo todo daquela época, mesmo diante de tantas adversidades como perseguições, dificuldades de locomoção e falta de materiais teológicos como temos hoje.
Vendo toda esta expansão missionária, me pergunto o porquê de tanto crescimento qualitativo e quantitativo?
Em primeiro lugar, a Igreja Primitiva tinha sensibilidade à voz do Espírito Santo. Em At 13 vemos o Espírito Santo falando em uma reunião onde havia Doutores e Profetas louvando ao Senhor e o Espírito Santo exigindo Barnabé e Paulo para obra missionária. O Espírito Santo tinha liberdade para falar e as pessoas, mormente a liderança estava sintonizados com a voz de Deus. Um dos grandes males dos nossos dias é que o Espírito Santo tem estado longe de muitas reuniões ministeriais e convenções eclesiásticas. As decisões já não são tomadas por diretriz divina e sim pela conveniência ministerial, pela obsessão ao poder e muitas outras desculpas. . . o pior é que é tudo em nome de Deus. Fico imaginando se Deus fosse processar algumas pessoas por falsidade ideológica e até mesmo improbidade administrativa. Creio e oro por uma igreja que tem Jesus como centro de tudo e o Espírito Santo fala, direciona e age na história.
A Igreja Primitiva se caracterizava por seu uma igreja que pregava o Evangelho. Este era um diferencial da Igreja que vencia as heresias e avançava no campo missionário. Sua pregação consistia em demonstração de poder e não em modismos ou ventos de doutrina. Analisando a pregação dos apóstolos vemos o teor querigmático baseado na vida, obra e ensinamento do Senhor Jesus. Este é o Evangelho que Paulo chegou a dizer que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. Infelizmente, as igrejas atuais estão pregando um pseudoevangelho baseado em pressuposições humanas, psiquismos religioso, misticismo e muitas práticas pagãs para atender a demanda da cultura pós-moderna. Alguns líderes religiosos vivem com suas ambições pessoais dominados pelo crescimento de adeptos, clientes, dizimistas e sócios mantenedores erigindo catedrais e impérios consolidando assim seu patrimônio familiar. É lamentável vermos o rumo de nossa eclesiologia, o viés de nossa teologia pastoral. . . se quisermos vermos almas rendendo aos pés do Senhor Jesus e uma igreja que cumpra o seu papel missionário precisamos voltar para a cruz de Cristo e a simplicidade do Evangelho.
Em terceiro e último lugar, a igreja primitiva investia em Missões. A vida da igreja primitiva baseava em IR e PREGAR; ela vivia intensamente o IDE do Senhor Jesus. Era uma igreja que orava continuamente, contribuía de coração e enviava missionários. Mesmo quando Pedro estava preso, a igreja fazia contínua oração por ele; Paulo recebera inúmeras ofertas, mormente da igreja de Filipos. No que diz respeito ao envio de missionário, vemos que Deus requereu e a igreja primitiva deu o melhor que tinha para a obra missionária; a vida de seus apóstolos. Precisamos aprender a fazer missões com a igreja primitiva. A igreja atual se perde em tantas campanhas financeiras e de conquistas que não intercede por missões. Estatísticas nos mostra que a igreja não investe 0,5% de sua renda em obra de evangelização. A maior parte das entradas são gastas com salários pastorais e administrativos; em muitos casos até mesmo o dinheiro arrecadado no Departamento de Missões é usado para quitar compromissos eclesiásticos. Fico imaginando se Deus fizesse uma auditoria nas igrejas usurpadas por lobos e pastores ambiciosos. . . Que Deus nos ajude a fazer a diferença, mesmo com a nossa pouca força.
Estes são apenas alguns pontos a considerar sobre este comparativo da Igreja primitiva e a igreja atual. Que venhamos a refletir que tipo de Igreja estamos erigindo. . . Que Deus nos ajude.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário