A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

quinta-feira, 16 de julho de 2015


A Inveja e seus Males

 
            A Bíblia apresenta a história do povo hebreu e o relacionamento entre si e com Deus, bem como a plano da salvação; nestes pormenores de relacionamento interpessoal, alguns sentimentos vão aflorando, uns ruins e outros bons.
            Logo no primeiro livro da Bíblia encontramos o primeiro homicídio. A triste história de Caim e Abel. O relato nos mostra que ambos ofereceram sacrifício a Deus, mas Deus atentou para a oferta de Abel e rejeitou a oferta de Caim. Aqui percebemos a primeira inveja, pois quando Caim viu que a oferta de Abel foi aceita e a sua não, começou a invejar seu irmão. Este sentimento é tão pernicioso que age internamente tomando os porões da nossa consciência, desenvolvendo a falsidade, pois a pessoa tomada pela inveja, muitas vezes não a admite.
            Caim chegou a ponto de matar seu irmão, pois ela difícil conviver com esta inferioridade gerada por si mesmo. Aqui entra o primeiro engodo, pois Caim pensava que liquidando seu irmão estava acabando com a inveja; é a inveja que precisa sair de nós.
            Em nossos dias não é diferente, pois constantemente as pessoas invejam o casamento das outras, o trabalho, e o ministério. A inveja, além de ter a sua origem no Diabo é germinada em pessoas que não sabem lhe dar com o crescimento do próximo e com o sucesso das pessoas; em sua grande maioria são pessoas que não lutam, vivem a mercê da sorte ou injustiçadas com a aparente contradições da vida. O sábio Salomão chegou a declarar que inveja apodrece os ossos (Pv 14:30). É um câncer que vai destruindo a vida das pessoas, impedindo-as de serem felizes e de conviver em harmonia com as pessoas. Paulo, em sua epístola enfatiza que a inveja é obra da carne, e os que cometem tal coisa não herdarão o reino de Deus (Gl 5:21).
            Um outro relato bíblico que percebemos este sentimento e o de José com seus irmãos. Os irmãos de José o invejavam tanto que o venderam a uma caravana de ismaelistas e mentiram para seu pai sobre o seu paradeiro. Lutaram tanto para se livrar de José e depois viveram atormentados com uma mentira que não podia compartilhar com ninguém. Viveram presos a um problema que preferiram vender a resolver. O problema não era José e sim a maneira como eles observavam a vida. Este problema dos irmãos de José afetou toda a família, fazendo-os a viver uma vida cheia de intriga, doentia e amarga.
            As pessoas estão tão inebriadas com o câncer da inveja, lamuriando-se com seus fracassos e estado de miséria que se recusam a acreditar que o problema está nas suas decisões erradas e a maneira insana de viver e enxergar a vida. Que venhamos a aprender a exorcizar os fantasmas que criamos e nos assombram para desfrutar da beleza da vida em sociedade.
            O que dizer do sentimento que Saul passou a ter de Davi após a luta com o gigante Golias. A Bíblia relata que Saul ficou indignado com os cânticos que as pessoas entoavam quando Davi venceu o gigante. A partir deste momento, Saul procurou matar Davi, pois a inveja o dominava. Ele sabia que Davi seria seu substituto e estava tirando sua popularidade com o povo.
            Este sentimento de tristeza diante do que o outro tem e é tem destruído muitas pessoas e porque não dizer líderes. Vivemos num contexto, onde vigora uma visão predatória e de competição em que o destaque no ministério ou na empresa gera desconforto em muitas pessoas. Este desconforto gera nas pessoas um sentimento de inferioridade levando-as a maltratarem e diminuírem as outras pessoas para se sentirem no mesmo nível, e até mesmo melhor. Davi, teve duas oportunidades para acabar com Saul com a espada, mas não o fez, pois entendia que a unção de Deus estava sobre Saul.
            Ao se tratar de invejosos, não podemos revidar, mas sim orar e ajudar, pois são pessoas que precisam de ajuda. Tiago nos adverte que onde existe inveja e espírito faccioso, existe perturbação e toda obra perversa (Tg 3:16).
            Não nos esqueçamos que o nosso maior exemplo, JESUS, foi entregado para ser julgado e crucificado por inveja (Mt 27:18). Aprendamos com Ele. Podem crucificar e matar, mas Deus ressuscita e o exalta soberanamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário