A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

quarta-feira, 15 de junho de 2016


Lições do Reinado de Saul



           Resultado de imagem para lições do rei saul Sabemos que a história e o reinado de Saul se desenrola em um dos períodos mais sombrios da história de Israel. Nesta época o povo passava por um momento de instabilidade espiritual, fato este perceptível pelos altos e baixos registrado no livro de Juízes; no relato vemos que existia uma geração que não conhecia ao Senhor e nem tão pouco os sinais que Ele operara no Egito. Como consequência desta falta de conhecimento o povo fazia o que era mal aos olhos do Senhor.

            Samuel, o responsável em fazer a mudança da judicatura para a monarquia em sua narrativa, descreve: “não havia visão manifesta”. Os filhos do sacerdote Eli faziam o que era mal diante do Senhor. Neste ambiente de conturbação política e religiosa surge Saul como Rei de Israel, reinou 40 anos deixando-nos lições valiosas de liderança.

            A primeira lição que aprendo é que o líder não pode ser fruto somente dos desejos humanos, mas principalmente do coração de Deus. Quando o povo pede um rei para Deus o motivo deles era copiar as demais nações que tinham rei. Esta escolha errada do povo ficou comprovada em I Sm 8:6-7, pois Samuel se entristeceu e ao orar a Deus, Deus disse: “Atenta ao pedido do povo, pois não foi a você que eles rejeitaram e sim a mim”. Esta passagem é corroborada pelo texto I Sm 12: 17-19. Infelizmente vivemos uma época onde predomina os desejos humanos e da multidão, usam apenas o nome de Deus para querer legitimar aquilo que reflete a ambição humana. O apóstolo Paulo nos já nops advertira quanto a isto quando escreveu que chegaria dias em muitos não seguiria a sã doutrina e, segundo os seus desejos reuniria líderes conforme as suas próprias concupiscências (IITm 4:3). Que Deus nos dê sensibilidade suficiente para entendermos à sua vontade todos os dias de nossa vida. Clamemos por líderes segundo o seu coração!

            Saul durante o seu reinado ficou mais preocupado em permanecer no reinado do que com a Glória de Deus. No início do livro de Samuel, verificamos que a Arca da Aliança havia sido tomada quando os filhos de Eli a levaram para a batalha de maneira leviana, e como consequência deste ato, além de perder a batalha e suas respectivas vidas; a arca foi levada pelos filisteus. Ao assumir o trono, Saul não se preocupou em nenhum momento em trazer a arca, que era o símbolo da presença de Deus no meio do povo de Israel. É lamentável, mas em 40 anos de reinado, vemos um rei se preocupando com a sua popularidade e boa parte de perseguindo Davi. Este relato nos evidencia que muitas vezes fazemos aquilo que é importante e não o que é necessário. Vivemos dias de muitos afazeres, presos e agendas e eventos religiosos caímos num ativismo religioso, nos iludindo que estamos fazendo a obra de Deus, quando na realidade estamos com o mesmo pensamento da igreja de Éfeso, registrado no capítulo 2 de Apocalipse; uma igreja que fazia de tudo, mas não tinha mais o primeiro amor. Urge repensarmos nossa vocação, nossa eclesiologia e redescobrir o que realmente importa em nossa vida diária com Deus.

            Saul era uma pessoa que não conhecia limites e as implicações de uma autoridade espiritual. Esta deficiência de Saul é evidenciada em duas passagens; primeiro em I Sm 13 onde ele como rei oferece sacrifício, algo reservado apenas para sacerdote. Aprendemos aqui que a urgência em fazer algo não justifica passar por cima de limites. Diante da dispersão do povo e o exército inimigo Saul ultrapassou o limite de sua função. Em outro episódio Saul recebeu uma ordem divina por intermédio de Samuel para exterminar os amalequitas, ordem esta que não cumpriu na sua integralidade. O resultado de tais atos foi a reprovação divina em seu reinado. Líder que não conhece os limites de seu ofício e nem tão pouco os princípios da autoridade espiritual não é digno da liderança que ocupa.

            Estas e outras lições podem ser aprendidas e colocadas em práticas em nosso viver. Como disse o apóstolo Paulo: “Tudo o que dantes foi escrito para o nosso ensino foi escrito”. Que Deus nos ajude a sermos líderes segundo o seu coração.

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe César. Você foi chamado por DEUS. Ele é contigo por onde quer que andares. A paz do SENHOR JESUS.

    ResponderExcluir