A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

quarta-feira, 22 de agosto de 2018



Examinai tudo, retenha o que é bom...



Resultado de imagem para examinai            O apóstolo Paulo, ao escrever a carta aos irmãos de Tessalônica, trata de diversos assuntos  vinculados à fé cristã, bem como a maneira como devemos nos portar diante do mundo e da igreja.

            Além de abarcar temas relativos à santidade, também fala sobre a ressurreição dos mortos e a volta de Jesus. Na parte final de sua epístola elenca algumas alertas aos cristãos que compreende o texto de I Ts 5:16-23. Dentre eles, destaco o versículo 21, que diz: “Examinai tudo, retende o que é bom.

            Embora escrito aproximadamente 50 d.C, esta alerta serve para nós do presente século, pois vivemos numa sociedade considerada digital, onde as pessoas estão sendo bombardeado por inúmeras informações e de maneira célere. Vale salientar também que contemplamos uma explosão de pregadores que muitas vezes apresentam em seus sermões vários erros teológicos e hermenêuticos.

            Ao estudar o versículo em questão, percebemos que a expressão “examinar” do grego “dokimadzo”, é transliterada por “testar ou provar”; trazendo a ideia de algo que precisa ser colocado em um cadinho ou fornalha. Era uma palavra usada para testar validade das moedas e a genuinidade dos metais. Associando esta idéia ao versículo que antecede, sabemos que diante das profecias era necessário que a mesma passasse pelo crivo apostólico. Era necessário recorrer ao exercício da discriminação a respeito do conteúdo dos pronunciamentos proféticos. Certamente devem-se avaliar tudo que ouvir não deixando que ninguém lhes imponha nada de errado.

            Uma outra parte do verso a considerar é a recomendação paulina para “reter o que é bom”. A expressão “reter” traz o significado de guardar, carregar consigo no viver diário e se possível compartilhar. Paulo deixa explícito que o principal é ter discernimento daquilo que nos é oferecido.

            Esta mesma preocupação deve existir nos dias atuais, mormente diante dos “fake news” (mensagem falsa); preme que venhamos ver a veracidade das informações para que não venhamos sair repetindo e propagando aquilo que não existe. O pior é acreditar numa falácia a respeito de coisas e pessoas.

            No âmbito teológico estamos vendo o avanço de heresias, novas interpretações baseadas em pressuposições e revelações que não passa pelo crivo escriturístico, nem tampouco da hermenêutica. Nós, docentes e líderes necessitamos primar por aquilo que é verdadeiro e honesto e não sairmos absorvendo tudo como uma esponja.

            Ensejando o momento que estamos vivendo a eleição, é necessário filtrar as informações que a mídia divulga sobre os candidatos e aquilo que as redes sociais falam. Antes de passarmos qualquer informação a diante, precisamos passá-la pelo teste da veracidade.

            O mesmo apóstolo Paulo nos deixa um princípio interessante em sua carta aos irmãos de Filipos, vejamos: “Quanto ao mais, irmão, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai (4:8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário