A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Resgatando o valor do ser humano na Pós-modernidade

            Tendo como base o “Sermão do Monte”, mormente a perícope de Mt 6:25-33, vemos o quanto a palavra de Deus se torna atual, quando Jesus a quase 2000 anos pontuou coisas que hoje vivenciamos nesta sociedade dita “pós-moderna”.
            Infelizmente, os cristãos hodiernos estão sendo influenciados por vários modismos e filosofias que nada tem a ver com os ditames bíblicos. Vivemos em uma sociedade pragmática, hedonista, consumista, relativista, capitalista e etc.
            Como consequência desta maneira inconsequente de viver a vida, o homem tem experimentado o caos existencial caracterizado pela superficialidade dos relacionamentos, a perda dos valores graníticos da família, enésimas doenças psíquicas tais como depressão, esquizofrenia, psicopatias, síndrome do pânico, estresse e outras.
            Em meio a este turbilhão de conceitos, onde o empregado se tornou uma máquina de trabalhar, o homem um objeto descartável, urge voltarmos para a Palavra de Deus e resgatarmos o verdadeiro valor do ser humano.
            No sermão do monte, Jesus deixou bem claro que o valor do ser humano não está naquilo que ele tem, e sim no que verdadeiramente é. Outro ponto a destacar é que Jesus salientou que a verdadeira felicidade está em satisfazer com aquilo que temos. O terceiro tópico do sermão do monte, Jesus enfatiza que os valores espirituais devem estar em primeiro lugar e permear nas nossas decisões diárias. Em último lugar, Jesus fala sobre as preocupações.
            A partir destes tópicos, podemos concluir que Deus tem outro estilo de vida para o ser humano. Uma vida abundante que nos levará a ter cem vezes mais aqui e por fim a vida eterna.

Um comentário:

  1. Concordo, plenamente, Pr. César...
    Precisamos retornar aos valores bíblicos e deixá-los nos guiar pela vereda da justiça divina... justiça essa que nos guia à Graça de Cristo e não ao mérito pessoal... que nos faz buscar primeiro o Reino de Deus, confiando que, em Deus, todas as demais coisas serão providas a seu tempo...
    Deus lhe abunde em graça e sabedoria... Abraço!

    ResponderExcluir