A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O Mistério da Vontade de Deus

            Vivemos em uma época de grandes conquistas e enésimas probabilidades na carreira profissional; afinal de conta, nunca foi tão fácil estudar, mormente com as Educações à Distância. Os concursos públicos borbulhando a cada minuto e muitos se enveredam em uma maratona de estudos, e que muitas vezes perde até mesmo algo essencial como ser humano.
            O que dizer dos sites de relacionamentos, onde em uma fração de segundo você conversa com pessoas do mundo inteiro, levando-as a experimentarem um relacionamento virtual, cheio de fantasias e muitas ilusões, onde alguns se frustram. Alguns até se casam, mas vivem uma vida sem estrutura e vê o divórcio com única alternativa, agindo assim, parte cada um para o seu mundo levando partes de outras pessoas em si.
            Neste ambiente de facilidades e onde existem enésimas possibilidades é que precisamos parar e nos perguntar: Qual é a vontade de Deus para a minha vida? Infelizmente, a maioria das pessoas não faz esta pergunta, pois a correria, a rotina da vida e os nossos desejos nos impedem de buscar o que Deus tem pra nós.
                 Ao olhar o termo grego para vontade, encontramos duas palavras, vejamos: O primeiro é a palavra “thelema” – indica que Deus concretizará seus planos na vida do homem se este tomar as decisões cabíveis; o outro termo é o “Bulema” – indica que Deus realizará seus planos na vida do homem, cooperando este ou não.
            Indubitavelmente, este assunto revela o lado misterioso, vago e perturbador da obediência. O homem é um ser, e todo o ser humano precisa encontrar seu próprio caminho. Ele tem de escolher. . . aqui começa o grande dilema humano. O dilema das escolhas. No mundo teológico até hoje vive a dualidade entre o calvinismo e o livre-arbítrio. Temos que estar cônscios de que existe uma linha muito tênue entre a liberdade do homem e a soberania de Deus. Nesta linha se desenvolve a história de casa pessoa sem infligir a liberdade humano fazendo deste um robô auto-programado e nem tampouco reduzir a onisciência de Deus. Eurípides disse certa vez que os caminhos de Deus são complexos e é difícil predizê-los. Ele move as peças e, de alguma maneira, elas ficam em ordem.
            Swindoll, um pastor norte-americano, comparou a vontade de Deus como um pintor. Ao iniciar a sua obra de arte só enxergamos rabiscos, mas ao término tudo faz sentido, pois todos os rabiscos unidos em uma sincronia produzem uma pintura que chega a custar milhões de dólares.
            Precisamos buscar a vontade de Deus, pois este é o melhor lugar para se estar, mesmo que as coisas aparentemente não façam sentido, mesmo que experimentemos a dor, a solidão e as lágrimas nos olhos, mas sabemos que o pintor é Deus e Ele sabe o que faz.
            Vejamos o que Paulo nos diz sobre os mistérios divinos: “Oh profundidade das riquezas, tanto de ciência quanto de sabedoria, quão inescrutáveis são os seus caminhos e quão insondáveis são os seus juízos”. E ainda faz uma pergunta: “Quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo ou quem foi seu conselheiro?”Ele conclui dizendo que a vontade de Deus é perfeita, boa e agradável.
            O profeta Isaías já nos mostra a grandiosidade dos planos divinos, vejamos: “Assim como o céu está elevado acima da terra, assim são os meus caminhos e os meus pensamentos, bem maiores do que os vossos”.
            Por mais agonizante e difícil que seja, mas que não venhamos abrir mão da vontade de Deus em nossas vidas. Jesus se entregou totalmente a vontade de Deus a ponto de ter uma das mortes mais horríveis e cruéis da época.
            Que possamos viver a nossa vida de tal modo que não tenhamos do que se arrepender ou chorar mais tarde. Que possamos nos render a Ele todos os dias de nossa vida e confiar que os planos de Deus são maiores que os nossos. Que seus sonhos nunca morrem. . .

6 comentários:

  1. PASTOR CÉSAR ROSA DEUS ESTÁ CONTIGO.
    O QUE O SENHOR ESCREVEU E UMA VERDADE..
    MAIS AS PESSOAS SÃO COMPLEXAS..
    E A SITUAÇÃO E COMOVENTE...
    DEUS EM CRISTO ABENÇOE SEU MINISTÉRIO E FAMÍLIA.

    ResponderExcluir
  2. Mensagem edificante...
    permita-se cada dia ser usado por Deus.
    Deus continue abençoando o ministerio de vcs;
    bjs
    marlene grigorio

    ResponderExcluir
  3. Como vai César? Apesar de eu ser um assíduo leitor de blogs, não costumo comentar. Mas este teu texto me força a fazê-lo. Parabéns! Também creio assim, e tenho vivido assim. Até aqui o Senhor tem me conduzido serenamente. Grande abraço mano, sucessos no teu ministério.
    Pr. Elienae Moura
    Visita o meu humilde blog:
    www.missoesalemmar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse estudo, realmente existe a vontade perfeita de Deus pra nós: "Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. Salmos 139:16" Mas creio que cabe a nós decidir viver esse plano superior.

    ResponderExcluir
  5. Deus em Cristo te abençoe e que continue assim dentro da vontade deDeus

    ResponderExcluir
  6. Deus em Cristo abençoe e que conceda Graça para ministrar conforme a vontade e orientação do Espirito Santo. por outro lado até onde vai o livre arbítrio do homem porque ouvi dizer que é até ele se decidir por Jesus depois daí ele não tem mais o livre arbítrio.

    ResponderExcluir