A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Lições de Um Mendigo Cego
            A Bíblia relata a história de um cego que estava à beira do caminho e teve a sua vida mudada ao invocar por Jesus que passava naquela localidade.
            Esta história me faz pensar em algumas lições que precisamos aprender para que venhamos a alcançar os nossos objetivos. Infelizmente muitas pessoas na passagem do ano colocam expectativa no ano novo, muitos se preparam vestindo várias roupas para atrair paz, riquezas e muitas prosperidade. Precisamos entender que o que vestimos não influenciará em como será o nosso ano, mas se quisermos fazer valer a pena a nossa vida, precisamos aprender com este mendigo algumas lições.
            A primeira lição a aprender é que este mendigo não se paralisou diante das aparentes contradições da vida. Veja a vida que tinha aquele homem; cego e mendigo, ao invés de ficar lamuriando sobre a situação que estava vivendo, ele foi a luta. Naquela época era uma pessoa que vivia à margem da sociedade e sem qualquer perspectiva de vida. Não se deixou levar pelas circunstâncias, mas foi em busca de uma vida melhor...          Infelizmente muitas pessoas se escondem atrás de seus fracassos, frustrações e deficiência inventando qualquer desculpa para tentar justificar sua letargia para com o estado de sua vida Ninguém é responsável pelo seu futuro do que você mesmo. Não se quede, mas lute pela sua vida, família e sonho todos os dias.
            Destacamos também a disposição deste mendigo para vencer obstáculos. O texto nos diz que existia uma multidão impedindo que ele tivesse acesso a Jesus e ainda o repreendia para que calasse. Ao invés de olhar para multidão, o cego focalizou naquEle que poderia mudar a sua história. Isto acontece com muitas pessoas, concentram-se em seus problemas, tem sempre uma visão negativa da vida e empresta seus ouvidos para escutar o que a multidão fala, vive muito mais do que a voz da multidão do que de suas próprias convicções. Precisamos ir em busca de nossos ideais, fazer com que os nossos sonhos nos impulsione a buscar aquEle que é poderoso para fazer muito mais abundante além daquilo que pedimos ou pensamos.
            Em terceiro e último lugar este homem nos ensina a aproveitar as oportunidades da vida. Se olharmos a narrativa bíblica esta era a última vez que Jesus estava passando em Jericó antes de sua morte. O cego foi atrás de seu milagre, pois ele entendia que o tempo é um milagre que não se repete. Dizem que o tempo é como as águas de uma turbina hidrelétrica e só pode ser utilizada enquanto passa. Vemos enésimas pessoas lamuriando todos os dias pelas decisões não tomadas ou por oportunidades perdidas, caindo neste ciclo de “se”, vai deixando de viver o presente e matando a possibilidade de um futuro melhor.
            Precisamos parar de viver na procrastinação e começarmos a dar urgência às coisas que realmente vale a pena. Nem tudo esta perdido...nunca é tarde para acordar e ir atrás dos sonhos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário