A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Missões na Ótica da Igreja Primitiva

Relendo alguns livros, tais como Catacumbas de Roma, Mártires do Coliseu e sobre a expansão do Cristianismo no primeiro século da Era Cristã, me inquiri sobre o crescimento da Igreja. A maneira como a obra dos primeiros cristãos é destacada em Atos dos Apóstolos me deixa perplexo, pois eles estavam dispostos a vencer qualquer obstáculo para que o Evangelho do Senhor Jesus chegasse ao mundo inteiro.
Diante de expressivo crescimento e proeza, fico me perguntando o “porque” deles negarem até mesmo a própria vida pela verdade do evangelho. . .apesar de várias perseguições e perdas de muitos irmãos eles continuavam firmes do objetivo missionário. Elencarei aqui alguns conceitos que mudou a vida dos cristãos do primeiro século.
A igreja primitiva via missões como uma tarefa intransferível. Sabia que se eles não fizessem poderia comprometer toda sua geração. Cada cristão estava consciente do seu papel em cumprir o IDE do Senhor Jesus. Infelizmente, hoje as pessoas estão vivendo um estado de torpor e praticando o pecado da omissão; sabe o que deve ser feito, mas não fazem.
Destacamos também a visão de que os campos estavam brancos para a ceifa. Os cristãos primitivos aproveitavam as oportunidades, cada situação era um momento propício para a pregação do evangelho. Paulo até mesmo diante das maiores autoridades da época defendia e pregava as verdades do evangelho. Em momentos de prisões e perseguições ele anunciava e chegou a dizer que as perseguições contribuíam para maior proveito do evangelho. No presente século a maioria das ficam esperando a baixa do dólar e dinheiro no caixa da igreja. O escritor Salomão disse que quem “observa o vento nunca plantará e quem olha as nuvens nunca ceifará”. Precisamos acordar e compreender a urgência da obra missionária, pois na África existe mais de 3500 grupos etnolinguísticos em 56 países. São 756 mil pigmeus espalhados nas florestas da África. Na Ásia e Oriente Médio mais de 89 milhões de povos tribais. Na Oceania são 1238 grupos etnolinguísticos separados em 25 mil ilhas. Um milhão de crianças no comércio sexual de escravos (leilão de virgens). A droga ataca 65% da juventude internacional.
Os cristãos sabiam que a obra missionária dependia exclusivamente do poder do Espírito Santo. Eles estavam cônscios que através do sobrenatural de Deus é que as pessoas se converteriam ao Evangelho. Hoje, a maioria das igrejas estão confiadas em seu poder aquisitivo, muitos líderes em seus estudos, pregadores em sua oratória e popularidade, esquecendo-se do principal que é a unção de Deus sobre a vida. Deus não usa métodos e sim pessoas ungidas.
Estes e outros motivos fizeram com que o Evangelho saísse de Jerusalém e alcançasse os confins da terra; fez a igreja ver o que Deus vê e que o povo de Deus trocasse vida, posse e bens pela expansão do reino de Deus.
Que Deus nos ajude a ter o mesmo sentimento que houve sem seu filho JESUS.

Um comentário:

  1. Graça e Paz,é isso que nos dá forças a prosseguir na obra do Senhor. O cristãos primitivos passaram por tantos apuros e nunca desistiram, hoje por não receberem a resposta de uma oração no outro dia se desviam,parece brincadeira...que pena que não é... um abraço pra sua família linda!!!

    ResponderExcluir