A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

sábado, 15 de junho de 2013


Gerenciando Conflitos no Casamento

            Vivemos em uma época de muita correria em prol do crescimento profissional, acadêmico, bem como a gama de trabalho que nos submetemos no afã de termos um dinheiro a mais que nos garanta um pouco mais de prazer e um futuro melhor.
            Infelizmente, este ritmo de vida moderno tem levado as pessoas a viverem uma vida cheia de estresse, cansaço físico e de enésimas doenças psicossomáticas. Estatísticas nos mostram o alto índice de afastamento do trabalho e esgotamento físico e mental. Estes problemas acabam reverberando no ambiente familiar, onde muitas vezes é o ambiente mais prejudicado, pois tendemos a descontar nas pessoas mais próximas de nós o nosso cansaço, nossas frustrações e fracassos.
            A Bíblia nos aponta caminhos para que a nossa casa venha ser um lugar de cura e não de enfermidade, de bênção e não de maldição, de vitória e não de fracasso. Somos responsáveis pela nossa vida, pela nossa casa e nossa família. Escolhemos todos os dias a maneira como queremos ser, ter e viver a nossa vida. Certo escritor disse que "querer melhorar o casamento por conta própria, sem colocar nas mãos de Deus, é o mesmo que tentar esculpir pedra com as mãos".            
            É triste que a sociedade atual tenha jogado Deus para a margem e excluído de suas vidas, mas se quisermos ter uma família próspera, e necessário chamar Deus par morar em nossa casa. Vejamos algumas recomendações que os conflitos sejam resolvidos e não ignorados.
            Precisamos desenvolver a arte de ouvir. O apóstolo Tiago nos recomenda a sermos “prontos para ouvir e tardio para falar”. Saber ouvir as pessoas, mormente o cônjuge precisa ser desenvolvida todos os dias. Saber ouvir consiste em entender o que está sendo dito; parar tudo o que estiver fazendo ou pensando e emprestar os ouvidos para o cônjuge. Uma das maiores queixas em aconselhamento de casais consiste no fato do cônjuge não prestar atenção no que está sendo dito. Quando adiamos os diálogos, antecipamos as crises.
            O grande Mestre da vida, Jesus, nos advertiu também quanto aos nosso pensamento. Precisamos guardar os nossos pensamentos. As nossas ações e palavras são reflexos daquilo que pensamos. Jesus disse que “é do coração que procede os maus pensamentos”; em outra passagem,  Ele assevera que “a boca fala da abundância do coração”. Lutero certa vez disse que: “não podemos impedir que o pássaro voe sobre a nossa cabeça, mas podemos impedir que o mesmo faça ninho”. Temos que tomar cuidado com os sentimentos que estamos alimentando em nossa mente. Nosso pensamentos precisam ser direcionados pelo que traz edificação e vida para o nosso casamento e família.
            O casal que gerencia seus conflitos precisa aprender a falar sabiamente. Jesus disse que “toda a palavra ociosa que o homem disser dará conta dela no dia do juízo”. Infelizmente muitas pessoas falam palavras que ofendem e de maneira rancorosa e irada promovendo sentimentos de ódio e revolta. Não convém que isto aconteça,  pois a Bíblia diz que “as palavras do justo produz vida”. O relacionamento deve ser franco e baseado na verdade; não podemos nos acostumar com relacionamento baseado em insinuações e indiretas. Discutir a relação não é gritar, pois os gritos endurecem o coração, fecham o pensamento, destroem o respeito  e nos tornam violentos.
            Para gerenciar conflitos precisamos entender a grandeza do perdão. Pedir perdão não deve ser apenas para terminar uma discussão e sim ao reconhecer que errou e tomar a decisão de lutar para não errar mais. Jesus disse que precisamos perdoar  70 x 7. O Perdão é um ensinamento bíblico e que precisa ser cultivado na família. O sábio Salomão disse que o acordo é um remédio que aquieta grandes males.
            Paulo nos recomenda também a aproveitar bem as oportunidades, pois os dias são maus. A família hodierna precisa ser uma boa administradora de seu tempo. O tempo hoje tem sido uma fera faminta que tem devorado a nossa vida, sepultado nossas emoções e tornado os relacionamentos descartáveis. Precisamos de tempo para crescer em família, pois como disse Shakespeare: "O tempo é muito longo para os que esperam, muito rápido para os que têm medo, muito longo para os que lamentam, muito curto para os que festejam, mas para os que amam, o tempo é eterno".
            Que Deus nos ajude a sermos agente de vida em nossos lares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário