A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

O Segredo do Triunfo de José

Indubitavelmente a vida e a história de José tangencia a nossa vivência, pois passamos por lições em nosso cotidiano bastante semelhante. José se torna um exemplo para aqueles passou por perdas profundas, decepções e traição, castigos e calúnias, bem como aqueles que se encontram preso literalmente e até mesmo aqueles que se encontram no cárcere da emoção que não conseguem encontrar forças para lutar.
Olhando a história de maneira minuciosa, pergunto-me: o que fez com que José encontrasse força para vencer todos os embates na vida? O que levou José a rejeitar se deitar com a mulher de Potifá? O que levou este homem a se manter fiel, mesmo em adversidades? 
Tentando responder estas perguntas, percebo que a fé no Deus de seu pai fizera e fora determinante para que mesmo longe da família e dos amigos, ele vencesse. Atentemos bem para o fato de que a partir do relato bíblico, José tivera um sonho e diante disto percebemos a teologia formulada por José em sua saga.
José cria que Deus estava no controle das adversidades em sua vida. A maneira como José encarava as aparentes contradições da vida e as vicissitudes nos ratificam isto. Ao ser vendido como escravo, ao trabalhar como escravo, ao ser caluniado e ao viver no cárcere a bíblia nos aponta que Deus sempre estava com José e abençoava tudo que ele colocava as mãos. Precisamos crer na teologia da soberania divina, crer que Deus está no controle da história. O grande apóstolo da igreja primitiva deixou registrado que todas as coisas contribui para o bem daqueles que amam a Deus. Em outra passagem, os irmãos de Filipos estavam preocupados com a perseguição que Paulo estava sofrendo e então Paulo explica: “Todas as coisas que estão me acontecendo contribui para o maior avanço da obra de Deus”. Deus tem o controle, todo o poder está nas suas mãos. 
Desesperamos muitas vezes, pois ficamos tão inebriados com a circunstâncias e nos esquecemos de olhar para o grande propósito de Deus. Quem tenhamos firmes a esperança de que Deus sabe o que faz e jamais erra e seus projetos. Jó asseverou: “eu sei que tudo podes e nenhum de seus projetos podem ser impedidos”. Creia que Deus está usando toda a situação adversa para te abençoar. Paulo ao falar de provações, conclui: “Esta leve e momentânea tribulação produz um peso de glória excelente”. Estas são frases de homens que apesar dos momentos difíceis, venceram pois cria que Deus estava no controle de todas as coisas. 
Apesar de estar vivendo em uma terra longínqua e estranha, enfrentando crises existenciais e anonimato, José cria que o seu nome não é esquecido por Deus. Ele não abria mão de Deus em sua vida, ele recusou deitar-se com a mulher de Potifá, pois tinha temor a Deus e não queria abir mão disso. Deus era tudo que lhe restara em uma terra estranha, politeísta; onde humanamente estaria fadado a viver sem família dos seus pais e como escravo o resto da vida. Quando interpreta o sonho do copeiro ele diz: “lembra-te de mim”!. Esta exclamativa revela que dentro dele ainda tinha desejo de mudar de vida e situação. 
Infelizmente as pessoas confiam muito em apadrinhamento, nos conchaves político, na propaganda eclesiástica e nas agendas em congressos pomposos na escalada ao “sucesso ministerial”. José nos ensina que por mais que as pessoas não lembram de você e de seu nome, Deus conhece você pelo nome. Isaías vaticinou que Deus tem nosso nome gravado na palma das mãos, nos transmitindo a verdade que Deus não esquece de nós um só momento. Davi estava no campo quando Deus o chamou para ungir rei de Israel; Amós estava cuidando de bois e plantando sicômoros quando Deus o chamou para ser profeta; Moisés estava no deserto foragido do Egito quando Deus o chamou para ser o grande libertador de Israel. Não imposta onde você está ou o que esteja passando creia que Deus não esquece do seu nome. 
Em terceiro e último lugar José cria que a sua vitória estava no sobrenatural de Deus. Imaginemos o histórico de vida de José.; escravo e agora prisioneiro sob a acusação de tentar deitar com a esposa de uma das autoridades do Egito. Que prognóstico você faria de uma pessoa com este histórico? O fato de José se tornar governador do Egito contraria a lógica e qualquer pensamento humano, pois o sobrenatural de Deus fez acontecer. O agir de Deus é inexplicável, pois ele confunde os sábios. Entendendo esta grande verdade Paulo versa: “Oh profundidade de riqueza, tanto de ciência, quanto de sabedoria. Quão insondáveis são os teus juízos e inescrutáveis são os seus caminhos”.
Vivemos dias de densas trevas, Jesus nos advertiu que chegaria um dia em que as pessoas não teria fé suficiente. Precisamos crer que Deus vai agir. É lamentável vermos pessoas crendo mais em promessas de político do que nas promessas de Deus; pessoas confiando no “jeitinho brasileiro” e não no agir de Deus. Abra os olhos espirituais e veja o que as mãos invisíveis de Deus estão fazendo em prol da sua vitória.
Quando chegar o dia de Deus agir na história do servo fiel, ninguém pode impedir. O Profeta Isaías expressou dizendo: “Operando Deus, quem impedirá?
Que venhamos crer nesta verdade todos os dias. Deus vai bradar. . . creia nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário