A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

sábado, 27 de julho de 2013

Os Olhos . . . Janela da Vida ou da Morte?

            Segundo os judeus, os olhos constitui uma das 5 (cinco) janelas da alma. O próprio Senhor Jesus nos advertiu que “os olhos são a candeia do corpo, se os seus olhos forem bons, todo o vosso corpo estará em luz, porém se forem maus, todo o vosso corpo estará em trevas”. Através desta premissa, deduzimos que o nosso viver será determinado pelo que vemos. Por isso, precisamos ser seletivos naquilo que olhamos.
            Analisando algumas histórias bíblicas, vejo que grandes fracassos espirituais começaram com um olhar, pois através deste vem a sedução e o desejo pelo que é proibido e mal.
            O primeiro exemplo que vejo nas escrituras é o caso de Ló. Quando houve uma contenda entre os pastores de Abrão e Ló, os dois se separaram; na ocasião, Abrão deu o direito de escolha para seu sobrinho Ló. O relato nos diz que Ló olhou para as campinas do Jordão que se parecia com o Jardim de Deus e tomou a decisão. O fim da história todos conhecem. . . aquilo que se parecia com o jardim de Deus, na realidade era uma terra dominada pelo pecado, cujo o clamor chegava até os céus e que mais tarde foi destruída. Esta história se repete na vida de muitas pessoas hoje, pois andam atrás daquilo que se parece e não daquilo que realmente é.
            O segundo exemplo acontece com um grande juiz de Israel, homem que teve um nascimento  vaticinado por um anjo, nascera para ser nazireu de Deus e com um chamado de libertar o povo da opressão dos filisteus. Este homem por nome de Sansão teve os olhos embriagado por uma filistéia. O texto e bastante explícito a descrever as palavras de Sansão quando seu pai foi advertí-lo: “é dela que os meus olhos se agradam”; aqui começa o declínio do homem mais forte que já existiu. O homem que conseguiu dominar muitas coisas, não foi capaz de dominar seus olhos. Casou-se com uma inimiga do povo de Deus, porque teve seus olhos cegos por umas mulher.
            O que dizer dos nossos pais no Jardim do Éden ao desobedecer a ordem divina sobre o fruto da árvore que estava no meio do Jardim e foi expulso do Jardim. O que dizer de Davi que estava em seu terraço e seus olhos de fixaram em uma mulher casada e cometeu adultério e suicídio.. O que dizer de Geazi que atentou para as riquezas de Naamã e fixou leproso.
            Jesus estava tão convicto do mal que estava em atentar para coisas ilícitas que chegou a dizer: “Se teu olho escandalizar, arranca-o e lança fora, pois é melhor entrar no reino do céu cego, do que com olho ser lançado no inferno”.
            Diante de tantas barbáries originadas com o olhar, vamos fazer como Jó que fez um pacto para não fixar seus olhos em uma virgem. Vamos seguir o exemplo divino à igreja de Laodicéia e ungir nossos olhos com colírio para vermos. Vamos orar como o salmista: “desvenda os meus olhos para que veja as maravilhas da tua lei”. Daví chegou a dizer: “Os meus olhos estão continuamente no Senhor, pois Ele livrará os meus pés da rede”. O Escritor aos Hebreus chegou a dizer: “Olhando firmemente para o autor e consumador da nossa fé”.

            Deus nos deu olhos, vamos usá-lo para o que é edificante e louvável. Paulo disse que não podemos usar nenhum membro de nosso corpo ao pecado como instrumento de iniquidade, mas sim como instrumentos de justiça. Que a exemplo de Isaías, Jeremias, Ezequiel e vários outros profetas nossos olhos venham deslumbrar a presença e a glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário