A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

O Caráter da Pregação de Paulo
 I Co 2:1-4

Após 15 anos de ministério, Paulo, escreve a missiva para a igreja que estava na cidade de Corinto para dirimir alguns problemas que estavam acontecendo ali e também edificar a igreja com as verdades bíblicas, promessas do Senhor Jesus e a certeza das coisas que estão por vir. Logo em seu segundo capítulo, Paulo fala sobre o caráter da pregação, que foi o diferencial em seu ministério.
Paulo enumera a maneira como foi sua pregação em Corinto. Em primeiro lugar ele diz que quando foi anunciar o evangelho de Cristo não foi com sublimidade de palavras. Corinto era uma cidade que se caracterizava pelo conhecimento filosófico e pela sensualidade. Apesar de todo o conhecimento de Paulo, ele não ostentou, mas transmitiu as palavras de Cristo com poder. Infelizmente vivemos numa época onde muitos pregadores e pastores fazem tudo o que Jesus e Paulo optou em não fazer. É triste, mas estamos contemplando sermões belos e vazios de poder. Vemos uma pseudo erudição sendo usada nas homilias para esconder uma deficiência de intimidade com Deus. Alguns se perdem em verborragias que acabam não dizendo nada e ainda despregando o que pretendia pregar. Que venhamos aprender com Paulo, que o que faz a diferença não é palavras de sabedoria humana, mas sim a mensagem pura e simples do evangelho regada com a vida de oração e obediência a Deus.
Um outro fator importante é que a mensagem era cristocêntrica. Cristo era o centro da mensagem pregada por Paulo, sua teologia era embasada na pessoa de Cristo e ele primava por pregar a Cristo crucificado e ressuscitado. Em Corinto mesmo ele não se envergonhou em pregar a Cristo que era loucura para aquela sociedade, mas que era poder de Deus para os salvos. É lamentável, mas nossas pregações estão baseadas em triunfalismos, antropocentrismos e um evangelho que Cristo não escreveu e nem seus apóstolos pregaram ou pregariam. Contemplamos uma geração igual a de Paulo que falsifica a Palavra de Deus. Este pseudo evangelho tem criado uma geração insatisfeita com Deus e onde os traficantes da Palavra emergem verdadeiros impérios em nome de Deus. As igrejas estão abarrotadas de pessoas convencidas e não convertidas, pessoas que determinam e que não se submetem. . . consumistas dos modismos gospel. Precisamos aprender com Paulo e trazer Cristo para o centro de nossas pregações, hinódias e vivência.
Em terceiro lugar Paulo fala que não usou de palavras persuasivas de sabedoria humana, mas sim em demonstração do Espírito. Corinto tinha muitos sofistas, que se caracterizava pelo ensino de técnicas para argumentação visando o lucro e adeptos de seus pensamentos. Naquela época muitos crentes queriam vincular as filosofias com a fé cristã. Paulo sabia que o Espírito é que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. Muitos têm se enveredado pelo caminho das técnicas de oratórias, confiando apenas em conhecimentos e recursos para manipulação de massas. Quem acredita na operação do Espírito não precisa viver de tais práticas. Vamos trazer a presença de Deus para nossos púlpitos e deixar que Ele faça a transformação na vida das pessoas.

Que venhamos aprender com Paulo a primar pelo Evangelho do Senhor Jesus e assim venhamos fazer a diferença no meio desta geração. Precisamos apenas pregar e deixar Deus fazer... que Deus nos ajude nesta árdua e sublime missão.

Um comentário:

  1. Que Deus continue abençoando seu Ministério de seu amigo e irmão (Davi)

    ResponderExcluir