A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

sábado, 14 de março de 2015


A Mensagem de Oséias para o Brasil

 
Resultado de imagem para Profecia para o BrasilO Profeta Oséias vaticina dizendo sobre o processo de Deus contra os habitantes da Terra. Neste processo Deus acusa o povo de faltar com a verdade, não demonstrar bondade e ninguém quer saber de conhecer a Deus. Além disso, ainda juram falsamente, mentem, roubam e cometem adultério e os crimes só aumentam.
Esta perícope retrata um dos períodos mais indigno da história religiosa do povo de Israel. Na visão de Champlim (2002), Oseias objetivava a unidade nacional, opondo-se às alianças com estrangeiros e exigindo uma administração pública justa.
Diante da profecia de Oséias que viveu nos idos de 750aC. quero destacar algumas questões deste período lúgubre da história de Israel.
Em primeiro lugar os líderes eram corruptos e abusavam do poder. Os reis deste período eram homens que fazia tudo o que era mal aos olhos do Senhor. O reinado de Jeroboão II foi marcado pela prosperidade a tal ponto dos judeus viverem uma vida nababesca e suas camas eram feitas de marfim. O profeta Amós já havia repreendido tenazmente o emprego da política como remédio para os problemas espirituais da nação.
Em nossos dias contemplamos o mesmo mal. A corrupção está nos mais diversos setores da sociedade; e pior, está sendo normal. As pessoas não querem apenas ter o que comer, vestir ou onde morar, mas sim ostentar um padrão elevado de vida com verdadeiros castelos, carros importados, jatinhos particulares, festas luxuosas e roupas de grifes. Infelizmente este mal chegou nas igrejas evangélicas e nos púlpitos. Lembremo-nos do que Jesus disse: “onde estiver o vosso tesouro, aí estará o vosso coração”.
A vida familiar estava um caos devido a prostituição generalizada. Apesar de guardar religiosamente os rituais, os judeus praticavam idolatria. Os israelitas foram seduzidos pela idolatria a ponto de levantarem deuses e bezerro de ouro, e em seu momento cúltico enveredava pelos vícios e orgias sexuais.  Sexualidade em nosso mundo não possui parâmetro; o hedonismo explica qualquer desvio de conduta. O índice de divórcio tem aumentado, o número de pessoas com relacionamentos virtuais é alarmante. Até mesmo na mídia contemplamos a divulgação de uma vida descompromissada e distante de Deus. Que a nossa oração seja para Deus salvar a nossa nação.
Naquela época o sistema judiciário estava corrompido. O profeta Miquéias (7:3) chega a dizer que “as autoridades exigem dinheiro por fora, os juízes recebem presentes para torcer a justiça. Os poderosos contam como vão fazer para satisfazer os seus desejos”. Este estado crítico e caótico se repete em nossos dias. As leis são burladas, advogados vivem achando brechas na lei, pois o dinheiro está acima de qualquer ética ou moral. É triste o estado que nos encontramos, mas Deus quer sarar e salvar a nossa nação.
O banditismo era comum e até mesmo os sacerdotes assassinavam peregrinos que iam a Siquém e roubavam. Numa comparação vemos muitos sacerdotes hoje assassinando o futuro de pessoas desesperadas, sozinhas e sofredoras induzindo-as a ofertarem para que seus problemas sejam resolvidos. Em muitas igrejas, os adeptos estão sendo saqueados e extorquidos por charlatões e bandidos do altar. Homens estes que só visam os bens materiais e nada mais. A fórmula atual é pior que as indulgências combatidas por Lutero, pois criam no povo uma mentalidade de uma vida terrena, esquecendo-se do porvir.
Enquanto gastamos tempo com campanhas de conquistas, de restauração, de restituição e pregação do evangelho da prosperidade e sem cruz a violência só aumenta, o alccolismo e as drogas tem dizimado vidas e famílias.
Precisamos pregar a verdade do Evangelho, anunciar em alto e bom som a verdade que é Jesus e denunciar o pecado. Deus está indignado com os pecados de nossa nação e por isso a voz divina clama por arautos da verdade.
Que Deus no ajude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário