A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

O Preço da Sinceridade

“Os meus olhos procuram os fiéis da terra para que habitem comigo; o que anda no caminho perfeito, esse me servirá”.

Resultado de imagem para SINCERIDADE                  Vivemos um período de nossa história onde se descobre fraudes e mais fraudes, conhecemos os pormenores do maior escândalo de corrupção instalado no país; o pior é que não pára, mas sempre está gotejando dos cofres públicos tirando a dignidade do povo e matando a esperança de uma nação. A Bíblia nos diz; no livro de Provérbios que a corrupção é a desgraça de qualquer nação, mas com a justiça se firma o trono.
                    Em todos os dias de nosso viver nos deparamos com situações que testa o tempo inteiro a nossa integridade. Quando estamos nos trânsito, em nome da pressa ou para tirar o atraso nos sentimos tentado a transgredir algumas regras de trânsito. A facilidade para o erro hoje está à nossa porta. Através de nosso “smartphone” temos acesso a praticamente tudo, e a possibilidade do sigilo parece tentar justificar nossas práticas. Caímos no engodo de achar que se ninguém sabe ou não traz escândalo não é errado. Diante disto é que me pergunto qual é o preço da sinceridade?
                    A sinceridade em sua etimologia, significa “sem cera”; aquilo que não precisa de cera para camuflar defeitos. Sinceridade é quando as nossas práticas corroboram o nosso ensinamento. Já no grego  “elikrineia”, dá-nos a ideia de “transparência” e “não adulteração”.
                    Sinceridade tem a ver com princípios; com caráter. É aquilo que somos quando estamos sozinhos. O texto acima é extraído de um salmo real, pois é uma espécie de manual para os governantes. Aqui o Rei estava em busca de pessoas sinceras para estar ao seu lado.
                   Davi, sabia que a imagem do rei e a longevidade do reinado estava atrelado também ao comportamento de seus assessores. Infelizmente, em nossos dias é o inverso, muitos fazem aliança, vendem a alma, a dignidade e o caráter para conseguir chegar no topo. E quando chegam no topo, chegam sem alma.
                   A Bíblia nos conta história de homens que jamais negociaram sua sinceridade. José, um jovem que fora traído e vendido por seus irmãos; agora em terra estranha, a mulher de Potifá tentou comprar sua sinceridade com os prazeres carnais, mas José fugiu. Preferiu deixar suas vestes nas mãos daquela mulher do que sua honra. Foi condenado injustamente, mas no devido tempo Deus o exaltou colocando-o em lugar de destaque.
                   Um outro exemplo é Daniel. Vivendo como exilado em uma terra politeísta tentaram comprar seus princípios com negociações imperiais. Mesmo não cedendo aos manjares oferecidos a ele, foi honrado, pois o Deus sempre tem honra para os sinceros. O que dizer de Jesus? A Bíblia disse que em tudo foi tentado, porém não pecou; nem mesmo em sua boca se achou engano.
                  Que venhamos aprender com estes ícones da Bíblia Sagrada a não negociar o nosso caráter. Não vale a pena sacrificar nosso caráter no altar da conveniência, trocar os princípios éticos e morais por efêmeros esplendores terreno e perder a alma tentando ganhar o reino terreno.
                  Será que podemos fazer a mesma oração do patriarca Jó, quando ele exclama: “Pesa-me o Deus em balanças fiéis e saberás a minha sinceridade”.

5 comentários:

  1. Texto maravilhoso...que Deus continue o usado querido!

    ResponderExcluir
  2. Texto maravilhoso...que Deus continue o usado querido!

    ResponderExcluir
  3. César, Deus continue te inspirando com reflexões que alimentam a alma. Assim como a soberba precede a queda, a sinceridade e a humildade precedem a honra. Deus não deixará os sinceros em seu viver sem o seu galardão. Um grande abraço, meu amigo!

    ResponderExcluir
  4. Belo texto, precisamos buscar mais essa virtude da honestidade e dar exemplo para nossos filhos.

    ResponderExcluir