A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Resultado de imagem para A visão de Isaías
A Vocação de Isaías
            
             Uma das chamadas mais lindas da Bíblia Sagrada é a chamada de Isaías. Deus o vocaciona de maneira sobrenatural; se revela a alguém que estava envolvido com a liturgia judaica, mas precisava de ser impactado pela majestade de Deus. Em tempos de degradação moral e espiritual, Deus desperta o fervor profético de um homem e faz com que se torne um profeta de autenticidade.
            O texto nos relata que a chamada de Isaías é datada da seguinte forma: "No ano que morreu o Rei Uzias", aproximadamente 740 aC.
            Segundo alguns historiadores, Isaías tinha um grau de parentesco com o Rei. Quem sabe pela proximidade com o palácio ou pela vida de influência, talvez Isaías não sentisse tanto o ardor da chamada profética. Mas no mesmo ano, que houve uma perda significativa, Isaías teve uma visão poderosa e impactante que mudou a trajetória de sua vida e ministério. O texto sagrado diz: "... eu ví o Senhor assentado num alto e sublime trono". O que legitima uma visão é o que ela promove em nós.
            Muitas vezes, passamos por momentos de perdas significativas; pode ser na área financeira, emocional ou física, não podemos desesperar, pois Deus sabe o que faz. Nós vemos apenas parte da nossa vida, Deus conhece a nossa existência por completo. Talvez todas estas questões incompreendidas sejam deliberações divina para nos levar a um patamar maior de glória, de intimidade e de responsabilidade ao comissionamento celestial. Às vezes, preme perdemos algo, para termos experiências mais significativas e sobrenaturais.
            O Contexto da chamada de Isaías nos chama muito a atenção. A nação estava passando por um momento de declínio e trevas espirituais. O culto se tornou apenas um ritual, os holocaustos e sacrifícios haviam perdido a essência. As mulheres estavam negligenciando as suas atividades e caindo em prostituição. A prática de venda e compra de sentenças pelos príncipes e juízes eram comuns. O grau de corrupção da nação estava em proporções incalculável.
            Diante deste quadro nefasto e corrupto, Deus se manifesta a Isaías e o vocaciona com uma mensagem exortativa e ao mesmo tempo consoladora para mudar a história de uma nação, fazendo-lhe revelações profundas.
            Ao olharmos para o caos estabelecido no mundo, vemos que é um momento similar ao vivido por Isaías. Deparamo-nos hoje com igrejas abarrotadas de cultos à personalidade, pessoas preocupadas em conquistas terrenas e pessoais e morrendo de inanição espiritual. No âmbito político, os escândalos não param, os processos não saem dos calhamaços judiciais. Humanamente falando, tudo caminha para o caos. Mesmo diante desta calamidade, Deus sempre chama homens para fazer a diferença. O agir de Deus não está limitado a tempo ou a momento histórico. Vocação independe de circunstâncias.
            Que nesta lassidão espiritual, venhamos estar sensíveis à voz divina. Que nossos corações venham clamar por uma experiência genuína e cabal com Deus, e assim; venhamos mudar a história do mundo com a voz profética, a voz do evangelho.

Um comentário:

  1. Realmente,precisamos desse impacto da presença de Deus,Isaias era religioso, mas ao vislumbrar a glória do Senhor sentiu-se imundo, sujo, o que conseguia ver naquele momento é que existe uma distância enorme entre a religiosidade roti eira e a verdadeira presença de Deus.Essa nos faz crer como somos e o que precisamos mudar para cumprir o chamado de Deus. Mas com todas as suas falhas Isaías se dispôs:"eis me aqui envia -me". Portanto um encontro com Deus nos faz reconhecer a verdadeira vocação é chamado Dele para nós.

    ResponderExcluir