A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

quarta-feira, 2 de março de 2011

TEOLOGIA DO AMÉM
           
Vivemos numa época marcada pelo secularismo e liberalismo, caracterizando a pós-modernidade; época esta de muitos desafios à fé cristã. Momento este em que as palavras parecem perder seu real valor. Tempos onde existe uma inversão de valores; confunde-se vocação com profissionalismo, emocionalismo com poder de Deus e crescimento com aprovação de Deus.
  Infelizmente, tais pensamentos têm chegado até mesmo em nossos arraiais eclesiásticos. Temos visto muitas vezes pessoas proferirem a palavra amém sem saber realmente seu significado e suas implicações. Às vezes em um testemunho ou ate mesmo durante as pregações vemos as pessoas dizendo amém no momento não apropriado. Observando estes acontecimentos faz-se jus resgatarmos o valor desta palavra que é de suma importância para uma vida piedosa com Deus.
Na Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia de Champlin, observamos o seguinte conceito: Amém é uma palavra de origem hebraica, cujo significado é “verdadeiro, digno de confiança, ser estabelecido, ser fiel, estar firme”. O Dicionário da Língua Portuguesa apresenta a seguinte definição: Amém é uma palavra de ordem litúrgica que indica perfeita concordância com um artigo de fé.
            Ao examinamos o uso da palavra amém no Antigo Testamento, descobrimos que o termo é usado basicamente de três maneiras. Um dos usos é a forma pela qual as pessoas “confirmam a validade de um juramento e declaram-se dispostos para enfrentar suas conseqüências”. Um dos exemplos são os doze juramentos de Dt  27:15-26. Neste texto, o povo está dizendo sim para Deus concordando com a bênção ou maldição que seriam lançadas ao povo de acordo com seu viver cotidiano em observância à suas leis.
            Um segundo sentido para a palavra amém está no contexto de louvor. Nos salmos as palavras amém foram usadas nas doxologias que concluem cada um dos primeiros hinos. Três delas usam o duplo amém. Vejamos: “Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, de eternidade a eternidade! Amém, amém”( Sl 41:13); “Bendito seja o seu glorioso nome para sempre; encha-se toda a terra de sua glória. Amém e amém” (Sl 72:19); “ Bendito seja o Senhor para a sempre! Amém e amém” (Sl 89:52). Em todas estas passagens as palavras Amém estão corroborando as verdades contidas nos versos. Quando Israel cantava estes cânticos, sempre enfatizavam a palavra amém. Em terceiro lugar pode ser usado para exprimir aquiescência à oração feita por outrem (I Rs 1:36).
            No Novo Testamento é empregado um vocábulo grego para indicar algo asseverativo como: “verdadeiramente, assim seja ou na verdade”. O uso mais esperado da palavra amém aparece na conclusão da maravilhosa doxologia de Paulo sobre a sabedoria de Deus em Rm 11:33-36: “... a Ele, pois, a glória eternamente. Amém!”. Novamente vemos a palavra amém reforçando todo o pensamento de Paulo em seu hino de louvor.
            Esta palavra foi proferida por Jesus nos Evangelhos cerca de 54 vezes, só no Evangelho de João aparece 25 vezes.
            Encontramos também a palavra amém de maneira proeminente no livro de Apocalipse. O amém é usado em passagens que concedem forte confirmação á verdade da volta do Senhor (1:7; 22:20); em contextos de louvor (1:6); e em passagens de adoração exuberante (5:14; 19:4). Em uma situação, o amém é usado como título do nosso Senhor Jesus em sua carta para a Igreja de Laodicéia: “Assim diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus”. Quando Jesus se apresenta como o Amém, Ele mostra a validade da mensagem cristã, a validade do pacto de Deus com os homens e a sua fidelidade ás promessas. Ele estava dizendo: “Assim diz aquele que É e será”.
            Robert G. Rayburn nos fornece a seguinte síntese: “Dizer amém para Deus implica uma submissão para aceitar a vontade de Deus e comprometer-se com o propósito dEle. Dizer amém, significa que estamos nos colocando a disposição de Deus como oferta máxima a Ele dedicada”.
Agora que conhecemos algumas implicações desta palavra, é de nossa responsabilidade assumirmos uma postura de adoradores conscientes diante de Deus. Não nos esqueçamos que na realidade, dizer amém é dizer sim para Deus e aceitarmos a sua vontade em nossas vidas. Deus espera de nós um culto racional (Rm 12); uma entrega consciente e um coração voluntário que venha contribuir para a expansão de seu Reino.
Glória Somente a Deus. . .

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