A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Jesus como Referencial dos Educadores Pós-modernos.

Vivemos em uma época marcada por profundas mudanças, onde a celeridade da informação nos impressiona. Momento marcado e conhecido pela globalização com suas enésimas tendências educacionais. A cada dia que passa surge estudos e teses sobre como fazer com que a educação seja mais relevante, contudo algumas coisas não saem do papel e nem tão pouco funcionam.
Neste ambiente pós-moderno impera o imediatismo e pragmatismo que, indubitavelmente, tem influenciado os docentes que muitas vezes se perdem na tarefa de formar cidadãos. Os núcleos educandários por sua vez, tomados por uma visão capitalista estão mais preocupados com o caixa financeiro do que com a formação do cidadão.
A educação hodierna está em processo de falência em todo o mundo, pois é uma educação que não funciona, não conscientiza, não liberta, não forma cidadão e o pior de tudo é que treina pessoas para o trabalho e não para viver a vida que é o maior tesouro que temos.
Ao olharmos para o trânsito vemos o alto índice de acidentes e infrações que geram perdas físicas e emocionais. Outro fator a considerar são as drogas e os vícios que destroem o indivíduo e o social. Não podemos esquecer os grandes líderes da democracia que se perderam em meio à corrupção destruindo a moralidade e a ética.
Diante de tais fatos, inquiro: por que apesar te todo o conhecimento que as pessoas têm de código de trânsito, cometem infrações? Por que apesar de todos saberem dos malefícios das drogas, se perdem nelas? Por que homens que chegam ao mais alto nível do poder, se corrompem?
A partir dos pressupostos acima, quero enfatizar que o problema não é a falta de conhecimento, nem tão pouco de conteúdos, mas de métodos que sejam eficazes na construção e conscientização do ser humano. Métodos estes utilizados pelo maior Educador que já existiu, pois Jesus conscientizava as pessoas sobre o valor da vida, libertava-as das tradições e preconceitos formando valores para o bem comum e social.
O Mestre dos mestres usava as coisas simples da vida para revelar grandes verdades. Um dos métodos mais utilizados por Jesus eram as Parábolas, que eram histórias ou estórias que tinham como objetivo revelar grandes verdades. As parábolas revelavam o mundo de fora e o de dentro. Nós, educadores precisamos a desenvolver a arte de contar estórias aos nossos alunos lincando-as com as verdades que queremos transmitir.
Outro meio que precisamos resgatar é o método de perguntas e respostas. Jesus sempre inquiria as pessoas sobre os mais variados assuntos para que Ele pudesse falar sobre a realidade das pessoas e ao mesmo tempo fazer com que elas pudessem desenvolver seu próprio conceito sobre determinado assunto. Infelizmente, hoje estamos dando respostas prontas aos nossos alunos criando uma co-dependência e atrofiando o desenvolvimento cognitivo de nossos alunos.
As aulas do Mestre da vida não estavam circunscrita ao ambiente de sala de aula. Enquanto os rabinos da época educavam seus discípulos nos ambientes educacionais, Jesus treinava seus discípulos nos mais variados lugares extraindo lições preciosas por onde passava. Um dos maiores discursos como o “Sermão do Monte” foi dado em uma colina.
Diante de tantos mestres, como os escribas, Jesus se destacava, pois ensinava como tendo autoridade. Este é um fator imprescindível para o educador moderno, pois para se ensinar com autoridade precisa dominar o conteúdo e ser o exemplo vivo do que ensina. Um dos maiores problemas educacionais é que somos exímios em conhecer, mas analfabetos em vivermos o que ensinamos.
Estes são apenas alguns métodos para que venhamos repensar nossa didática e pedagogia. Tais princípios levou 12 homens a morrer pelos ensinamentos de seu Mestre, pois foram convictos da verdade que Jesus ensinava.
Que venhamos a formar pessoas convictas de tal maneira que venha a lutar pelos ideais sociais e por um mundo sem desigualdade onde impere a justiça, a ética, a moral e o amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário