A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

sexta-feira, 24 de abril de 2015


O Cuidado com o Altar

 
            O texto sagrado em Mt 24:15 nos diz: "Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda".
            Jesus, ao dirigir estas palavras estava em seu "Sermão Profético", falando de realidades que antecederiam não somente a sua volta, mas também do fim do mundo e da destruição de Jerusalém.
            Esta perícope me chama atenção, pois Jesus nos adverte quanto a abominação no lugar santo. Em vários momentos da história do povo vimos Deus exigindo santidade no altar e na vida coletiva e individual do povo. Num destes episódios encontramos em Levíticos 10 os filhos de Arão; Nadabe e Abiú levando fogo estranho perante o Senhor. O resultado disto foi que Deus os consumiu.
            Este texto nos aponta vários pormenores, ressalto aqui, a procedência do fogo. Naquela época o fogo do altar de holocausto era aceso pelo próprio Deus, portanto para se levar fogo para o Altar de Incenso teria que tirar fogo do Altar do Holocausto. Infelizmente, tem muito fogo estranho no altar; quando me refiro a "fogo estranho", quero conceituar como algo que não provém de Deus, algo que é fabricado pelo homem. Nossas mensagens hoje são frutos de nossos pensamentos e estudos e não mais de uma intimidade com Deus, os louvores são letras compradas no mercado gospel para satisfazer as exigências de uma teologia humana e triunfalista. Contemplamos hoje a profissionalização da pregação, os jargões para levar muitos a uma espécie de bem-estar na alma. É lamentável, mas a cegueira de muitos líderes é tão grande que acham que isto é manifestação divina.
            O texto de I Sm nos lega um episódio sobre os filhos de Eli; Hofni e Finéias que não conheciam ao Senhor e que desprezavam a oferta ao Senhor. Estes estavam cercados de uma liturgia, viviam num ambiente religioso, porém isto era insuficiente para conhecerem ao Senhor e o servisse com temor e tremor.
            O resultado desta dubiedade no viver levou-os a uma morte prematura e ainda a Arca do Conserto foi levada pelos inimigos. É perceptível a síndrome destes homens de Belial em nosso meio. Homens cercados de pompa, de uma religiosidade vazia e fria, uma espirituaridade evidenciada em carisma e não em caráter que andam usando o altar para se promover ou fazer seu nome grande. Estão utilizando da vida sacerdotal para levar vantagem financeira e política. Homens envolvidos com a obra, mas que não conhecem ao Senhor, pastores eclesiológicos, com pensamentos megalomaníacos vivendo uma vida dúbia atrás do altar. Preme que venhamos santificar o altar do Senhor. Precisamos primar mais pelo caráter dos mensageiros do Reino. Estamos permitindo a abominação entrar nos altares pela conveniência dos resultados.
            Jesus nos adverte sobre a entrada da abominação no lugar santo. Estamos contemplando a degradação da ética e da moral, em muitos lugares os valores absolutos do evangelho se tornaram relativos e não se prega mais contra o pecado. Em nome de um "evangelho gospel", permitimos que o altar se torne em palco, que cantores subam em nossos púlpitos com trajes indecorosos e sensuais. Precisamos entender que o altar é lugar de sacrifício, morte e não de sucesso e aplausos.
            O que dizer de muitos pastores que fizeram do altar um balcão de negócios onde se vende os amuletos sagrados para as bênçãos. O que pensar de alguns incipientes ao ministério que no afã de uma "santa obsessão ministerial" abrem mão de valores, sacrificam famílias e usurpam da noiva do cordeiro.
            Deus conta conosco, acredito que cada época tem seus desafios, os covardes e os sinceros cujo zelo pela santidade arde no coração.
            Deus nos chamou para sermos santos; ele exige de seus despenseiros o mais alto padrão de caráter e conduta no ofício do sacerdote. Que venhamos dizer não ao pecado e todas as negociatas escusas e sim para a verdade do Evangelho. Somos responsáveis pelo que acontece no altar da casa do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário