A Teologia nossa de cada Dia - Reflexões sobre os valores do Reino em uma sociedade dita pós-moderna.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Os Jovens e os Desafios da Pós-modernidade.


Sem dúvida, este é o século de grandes descobertas e de conquistas extraordinárias, mas também o século de maior solidão, maior desintegração da família, das maiores erosões dos valores graníticos que sustentavam a sociedade. As crianças desta época são a maioria dos jovens hoje, jovens muitas vezes decepcionados, frustrados, muitos deles órfãos de pais vivos, outros viram seus pais brigarem por diversas vezes, separando-se e deixando a família num caudal de desespero. Muitos jovens para fugir desta dolorosa realidade entram pelos túneis escuros da promiscuidade sem freios morais.
O Brasil é um país eminentemente jovem. Naturalmente esta realidade também é vista dentro de nossos templos, onde a maioria se constitui  de jovens. Os jovens em sua saga espiritual encontram vários obstáculos, mormente por viverem em uma sociedade que tem seus alicerces cada vez mais em padrões extra bíblicos, onde sua fé e seus valores são questionados diuturnamente.
O meu intuito nesta pequena mensagem é fornecer a esta juventude algo sólido com embasamento bíblico para que assim eles venham nortear as suas vidas pelos ditames bíblicos e não pelas ideologias vigentes. Veremos alguns desafios desta nova época:
O primeiro, é o desafio de se relacionar com uma sociedade corrompida. Como se relacionar em uma sociedade hedonista (que vive pelo prazer), consumista, materialista, pragmática (os fins justificam os meios) e o relativismo (não existe verdade absoluta)?  Como deve ser sua posição diante dos novos padrões éticos que tem emergido nestes últimos anos? Em um tempo de muitas mudanças, precisamos observar que a palavra de Deus nos descreve que o mundo jaz no maligno e que o ministério da iniqüidade já opera; diante disto é necessário que não venhamos a amar o mundo e nem as coisas que no mundo há, precisamos estar revestidos de toda a armadura de Deus e combater todas estas ideologias com a verdade do Evangelho e à luz da Palavra de Deus, pois Deus é a própria verdade. Tudo sofreu e sofre alteração, mas temos que Ter em mente que a Palavra de Deus não passa (Mt 24:35); não murcha (I Pe 1:4); que subsiste eternamente (I Pe 1:24-25); é viva e eficaz (Hb 4:12); ela é a verdade (Jo 17:17); é fiel e digna de toda a aceitação (I Tm 1:15); é um martelo que esmiúça a penha (Jr 23:29); ela é pura (Pv 30:5) e reta (Sl 33:4).
O Segundo, é de buscarmos a vontade de Deus em todos os momentos de nossa vida. Salomão deixou-nos o registro de que não era para andarmos segundo a vista de nossos olhos; Paulo nos exorta a não atentarmos para o que vemos e sim para o que não vemos, pois o que vemos são temporais, mas o que não vemos são eternas. Precisamos entender de que Deus tem o melhor para as nossas vidas e a sua vontade é boa, agradável e perfeita. Seja no matrimonia ou no profissionalismo, precisamos buscar a vontade de Deus para que mais tarde não venhamos a lamuriar pelas decisões erradas em nosso caminhar.
Outro desafio a considerar é no que tange a sua sexualidade; como me manter puro e cumprir com o padrão de santidade exigido da Bíblia, sabendo de minhas potencialidades sexuais? A sexualidade é uma bênção de Deus para ser desfrutada no casamento. Infelizmente, vivemos em uma sociedade permeada pelo liberalismo sexual (hedonista), tudo é permitido se for pelo prazer; dentro desta filosofia vemos vários desvios dos padrões bíblicos e a virgindade já não é mais guardada para o casamento, mas sim jogada fora no afã de conhecer o proibido e trazer uma série de culpas trazendo uma série de doenças de cunho psicossomática. Pelo fato de sermos seres sexuais não justifica o fato de sairmos utilizando-o de maneira indevida e irresponsável atendendo aos instintos da concupiscência da carne e desejos mundanos. A Bíblia nos adverte a fugir dos desejos da mocidade. Na versão da Bíblia Viva diz o seguinte: "fuja de qualquer coisa que o leve a pensamentos malignos que os rapazes muitas vezes tem, mas aproxime-se de qualquer coisa que o leve a querer fazer o bem" (II Tm 2:22).
Diante deste furacão ideológico, preme que venhamos assumir a postura devida de um membro do corpo de Cristo. Os desafios estão aí, cada geração tem suas dificuldades, as pessoas estão cada vez mais decepcionadas, frustradas, marcadas com as seqüelas da irresponsabilidade de uma sociedade que libertou-se dos velhos padrões da ética e da moral para acompanhar o ritmo arriscado e moderno da vida.
No meio deste emaranhado, a Igreja ainda é a coluna e o baluarte da verdade (I Tm 3:15); a multiforme sabedoria de Deus (Ef 3:10). Nós temos que estar cônscios que somos geração eleita, sacerdócio real, nação santa e povo adquirido para anunciar asa virtudes daquele que nos chamou das trevas para a maravilhosa luz (I Pe 2:9-10). Nossos ouvidos devem estar o suficiente aberto para escutar a reverberação da voz do Mestre dizendo: “Vós sois o sal da terra. . . Vós sois a luz do mundo”(Mt 5:13-16).
O meu intuito é que doravante, venhamos a encarnar o verdadeiro Evangelho de Cristo e saber que onde estivermos temos que ser sal da terra e luz do mundo. As pressões são enormes, o desprezo é cruel, mas maior é o que estar em nós do que o que está no mundo. Quero concluir citando a primeira estrofe do hino 224 da Harpa Cristã: "É o tempo de segar e tu sem vacilar, declaraste sem temor: Não posso trabalhar? Vem enquanto Cristo, o Mestre, está  ate chamar: Jovem, Jovem, ó vem trabalhar."













Um comentário:

  1. A paz do Senhor Jesus.
    Devemos tomar a Palavra do Senhor para nossas vidas e vivê-la: "não vos conformeis com este mundo..."
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir